18/03/2015 8h35

Investimentos de mais de R$ 1 milhão do PAC protegem Perímetro Irrigado do Itiúba contra enchentes

Essa obra proporcionará mais eficiência ao sistema de irrigação e drenagem do perímetro irrigado

Engenheiro realiza testes no novo conjunto de comportas do Itiúba

O dique que protege contra enchentes do rio São Francisco o perímetro irrigado Itiúba, no povoado Castro, em Porto Real do Colégio (AL), conta agora com um novo conjunto de comportas. Com investimento de mais de R$ 1 milhão oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) substituiu as comportas por outro conjunto, fabricado especificamente para atender ao perímetro irrigado.

Em uma segunda fase de modernização do perímetro, o Governo Federal, por meio da Codevasf, deverá automatizar o funcionamento das comportas, que poderão ser acionadas a distância. Isso proporcionará mais eficiência ao sistema de irrigação e drenagem do perímetro irrigado.

A substituição das comportas do perímetro Itiúba é o primeiro passo para a automação de todo o conjunto, como explica o engenheiro mecânico da Codevasf, Carlos Batista. “O conjunto de comportas antigas já foi substituído pelo novo, que agora está sendo testado. O objetivo final dessa substituição é a automação das comportas, que está a cargo da equipe de engenharia elétrica da Codevasf em Alagoas. Assim, a atividade principal dessa comporta é proteger o perímetro em períodos de enchentes do rio São Francisco, evitando que suas águas invadam o projeto de irrigação”, informa.

Batista acrescenta que o novo conjunto de comportas foi fabricado especificamente para o dique de proteção do perímetro na área do povoado Castro e que que esse conjunto já possui o sistema Modbus, que permite o acionamento a distância da comporta e a implantação da automação em uma segunda fase do projeto de modernização do perímetro irrigado.

“Para atender à Codevasf e ao perímetro irrigado, a empresa contratada pela companhia por meio de licitação fabricou o conjunto de comportas atendendo nossas especificações. Para isso, a empresa enviou seus técnicos ao perímetro Itiúba para levantamento das especificações e condições operacionais”, relata o engenheiro mecânico da Codevasf em Alagoas.

Carlos Batista explica ainda que, neste momento, o conjunto de comportas encontra-se em fase de testes e inspeção técnica, o que inclui procedimentos como fazer a primeira partida dos equipamentos, teste de campo com verificação dos níveis de ruídos e de vibrações. Ele também informa que a empresa contratada realizou o treinamento dos operadores das estações de bombeamento do projeto. “Finalizados os testes, a empresa entregará um relatório final à Codevasf para conclusão do processo de entrega do produto instalado, em pleno funcionamento e pronto para a próxima fase de automação”, diz.

Maior eficiência

Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Canário, da Codevasf, a substituição das comportas atende a uma reivindicação dos agricultores familiares do Itiúba e deve trazer mais eficiência às atividades do perímetro irrigado.

“Essas novas comportas vieram substituir os equipamentos originais, que são da época da implantação do perímetro. Esse era um desejo dos agricultores irrigantes, pois as comportas que estavam lá não estavam atendendo a contento, o que poderia, em uma cheia dos rios Itiúba ou São Francisco, não funcionar da forma correta, já que estavam deterioradas, causando inundações no projeto com perda de safra e outros prejuízos para os agricultores”, afirma.

Ele explica que outros investimentos do Governo Federal, realizados por meio da Codevasf, devem modernizar a infraestrutura de drenagem e irrigação do perímetro Itiúba.

“As comportas já foram instaladas e estão em fase final de teste, com tudo correndo tranquilamente para proteger contra cheias. Na fase seguinte, faremos a automação, que atenderá não somente às comportas, mas também a todas as estações de bombeamento. A Codevasf também está realizando licitação para substituir todas as bombas de irrigação e implantação de quadros de comando”, diz Canário

De acordo com o engenheiro agrônomo, na fase seguinte ocorrerá a automação, com a implantação de um centro de comando ao lado da sede do Distrito de Irrigação, organização que representa os agricultores, para que as comportas sejam monitoradas. “De lá da central, quem estiver trabalhando vai ter conhecimento de qualquer anormalidade e, do local, poderá acionar a comporta, acionar ou desligar uma estação de bombeamento, monitorar problemas técnicos. A modernização permitirá um controle maior do maquinário e uma economia de energia”, revela.

Mais segurança 

José Ferreira é um dos agricultores familiares que cultivam arroz no perímetro. Ele atualmente exerce a função de coordenador do Distrito de Irrigação do Perímetro do Itiúba (Dipi), organização quer reúne e representa os agricultores irrigantes do projeto implantado pela Codevasf no final da década de 1970. Par ele, a substituição do conjunto de comportas do dique do povoado Castro trará mais segurança ao trabalho dos agricultores, que não ficarão mais preocupados com a possibilidade de perda das safras em razão de cheias do rio São Francisco.

“Esse serviço é muito importante para nós, do Itiúba. Hoje o rio está baixo, mas amanhã poderá estar cheio, como eu já vi duas vezes, em 1979 e em 2004 – nessa última, quase que o rio entrava no perímetro. Mas, graças a Deus, estava seguro com a comporta, trabalhamos muito e nada aconteceu. Esse sistema já estava antigo, com quase 40 anos. Mesmo com as comportas fechadas ainda vazava alguma água para o projeto. Agora estaremos seguros”, comemora Ferreira.

TAGS:

Deixe o seu comentário