15/03/2012 11h25

Algás realiza palestra para alunos de engenharia da Ufal

Ciclo de palestras foi promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Petróleo da Ufal

Presidente da Algás Geoberto Espírito Santo

Assessoria

Na manhã desta terça-feira (13), alunos de várias áreas do CTEC-UFAL participaram de uma palestra ministrada pelo diretor presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, também professor da Universidade, e pelo gerente comercial, Fábio Sousa.

O ciclo de palestras foi promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Petróleo da Ufal e aconteceu no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV-UFAL).

A palestra sobre “Gás Natural – Vetor de integração energética” apresentou um panorama macroenergético do Brasil, os desafios do Gás Natural no Pré-Sal e as possibilidades de uso do energético em seus diversos segmentos em Alagoas, como no caso da utilização do gás natural para a geração de energia no horário de ponta.

A coordenadora do curso de Engenharia de Petróleo, Viviane Ramos, destacou que a participação da Algás é de grande importância para o ciclo de palestras. “A Algás já esteve presente em outros eventos realizados pelo CTEC e pela UFAL. É de grande satisfação saber que podemos contar com a Algás em nossas organizações. (…) Os alunos passam a conhecer não somente sobre o gás, mas também sobre a atuação da Algás em Alagoas”, afirmou a coordenadora.

Para a vice-coordenadora do curso, Débora Assis, as palestras são tão importantes para o conhecimento na sala de aula, como também para pesquisa. “Já temos um grupo de pesquisa totalmente voltado para o gás natural. As palestras são muito construtivas para estes alunos do grupo que adicionam mais conhecimento em seus estudos e de alguma forma se empolgam mais com a pesquisa”.

No fim da palestra, a Algás doou à Coordenação do curso de Engenharia de Petróleo um exemplar do livro “O drama da descoberta do petróleo brasileiro”, escrito pelo alagoano Edson de Carvalho, bem como sorteou dois exemplares da mesma publicação entre os alunos presentes. Publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o livro fala sobre a perfuração daquele que seria o primeiro poço de petróleo do Brasil, localizado em Riacho Doce, litoral norte de Maceió.

Deixe o seu comentário