02/02/2015 15h08

Maceió vai ganhar três Salas do Empreendedor

Convênio entre Sebrae, Associação Comercial e Prefeitura de Maceió foi assinado nesta segunda

Maceió ganha três unidades da Sala do Empreendedor voltadas para facilitar o atendimento e a formalização de micro e pequenos negócios

Representantes do Sebrae em Alagoas, da Associação Comercial de Maceió e da Prefeitura de Maceió assinaram, nesta segunda-feira (26), um convênio para a instalação de três unidades da Sala do Empreendedor na capital alagoana, nos bairros do Jacintinho, Benedito Bentes e Jaraguá. Voltadas para facilitar o atendimento e a formalização de micro e pequenos negócios, o início das atividades nas salas está programado para o mês de março.

Maceió passa a ser a terceira capital do Nordeste e a décima do país a contar com este equipamento, como espaço de interlocução entre potenciais empresários, pequenos negócios e a Prefeitura, com a finalidade de facilitar o acesso a serviços de atendimento inicial, formalização e orientação de novos empreendimentos.

A Sala do Empreendedor é uma das estratégias da implementação da Lei Nº 123/06, ou Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LGM), e consolida o eixo da desburocratização e do estímulo à formalização de novos negócios, sendo um ambiente de relacionamento entre empresários e poder público. Para isso, a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas vem incentivando os municípios a estabelecerem planos de trabalho para as salas, aprimorando e ampliando os serviços oferecidos.

Entre esses serviços estão a orientação e o apoio para a elaboração de planos de negócios, abertura e fechamento de empresas, incentivo ao associativismo e informações sobre acesso ao crédito, além de palestras e capacitações sobre gestão de negócios. Para o município, os benefícios vão desde o aumento do número de empresas formalizadas e de empregos gerados até o acréscimo da arrecadação municipal, que proporciona o desenvolvimento econômico.

“A Sala do Empreendedor é uma ponte entre a população e a Prefeitura de Maceió naquela comunidade, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios no município. É um espaço que fala a linguagem da Micro e Pequena Empresa, com uma pessoa qualificada para dar o encaminhamento mais adequado à demanda do empresário”, defendeu Marcos Vieira.

Assinaram o documento o prefeito Rui Palmeira, o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o presidente da Associação Comercial de Maceió e também do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Kennedy Calheiros e a secretária do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) de Maceió, Solange Jurema, que irá executar as ações do convênio pelo município.

“Nosso grande foco é trabalhar o pequeno e médio negócio, pois eles geram tanto emprego quanto as grandes empresas e são mais efetivos em retirar pessoas da pobreza”, disse a secretária.

O prefeito Rui Palmeira também destacou a importância de se trabalhar para a estruturação dos pequenos negócios no município. “Mais de 80% das nossas empresas formais são MPE, então é essencial estruturar esses pequenos negócios. O conhecimento do Sebrae é uma grande ferramenta para isso. Quem ganha com essas Salas do Empreendedor é a economia da cidade de Maceió”, ressalta.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor é um local onde os empresários podem ter informações e solucionar problemas relativos a processos.

Um espaço de referência ao cidadão empreendedor que visa unificação e desburocratização de normas e procedimentos. A Sala do Empreendedor é um local onde os empresários podem ter informações e solucionar problemas relativos a processos.

 

A princípio, é um espaço físico da prefeitura municipal que materializa a simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. Concentra também órgãos estaduais e federais envolvidos nos diferentes procedimentos e estágios de atendimento empresarial.

Entre os serviços ofertados nestas unidades, estão registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais e os serviços prestados pelas secretarias e setores da Fazenda e fiscalização de tributos, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Obras, Posturas, Planejamento e Urbanismo.

Deixe o seu comentário