19/05/2015 11h21

Sala do Empreendedor do Jaraguá é mais um ponto para atender microempresários

Sala do Empreendedor do Jaraguá é fruto de um convênio assinado em 2014 entre Sebrae em Alagoas, Prefeitura de Maceió e a Associação Comercial

Inaugurada mais uma Sala do Empreendedor em Jaraguá

Mais um ponto de atendimento aos empreendedores, empresários e potenciais empresários de Maceió foi aberto. A Sala do Empreendedor do Jaraguá, instalada na Associação Comercial, foi inaugurada na manhã da última segunda-feira (18), e reuniu diversos atores públicos e empresários, que trabalham para o desenvolvimento de um ambiente cada vez mais propício aos negócios em Maceió e no estado de Alagoas.

Com horário de funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta, a Sala do Empreendedor foi instalada estrategicamente no histórico bairro para atender à demanda de cerca de três mil empresas da parte baixa de Maceió, incluindo, também, microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPE) e empresários da economia da praia – outro projeto que será trabalhado em conjunto entre Sebrae em Alagoas e a Prefeitura de Maceió.

“Essa Sala do Empreendedor é parte de todo um esforço de desenvolvimento a partir da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Promover facilidade para os pequenos negócios é um trabalho árduo, mas é algo que dá retorno. Só em Maceió, temos 66 mil MPE, que geram 320 milhões de reais para a cidade, além de boa parte dos empregos com carteira assinada. Ou seja, fortalecer esses empreendimentos é estimular o próprio desenvolvimento de Maceió”, afirmou Marcos Vieira, superintendente do Sebrae em Alagoas.

O diretor citou, ainda, a importância da governança e parcerias entre o setor privado e público para um ambiente social e econômico favorável ao desenvolvimento e fortalecimento de pequenos negócios. O prefeito Rui Palmeira, por sua vez, destacou a importância de estar próximo aos empreendedores para melhor atendê-los.

“As Salas do Empreendedor foram colocadas em locais estratégicos, bairros com grande concentração de empresas. O Jaraguá está na região da economia de praia, o que deve facilitar o atendimento à população e ajudar os pequenos negócios a se desenvolverem e gerarem empregos, que é o que todos queremos”, declarou Rui Palmeira.

O presidente da Associação Comercial, Kennedy Calheiros, chamou a atenção para outro papel em potencial da Sala do Empreendedor do Jaraguá: fortalecer o associativismo entre a classe empresarial. “Falo aqui em nome da Associação Comercial, da Aliança Comercial e da Câmara de Dirigentes Lojistas, quando digo que queremos estimular o acesso dos empresários a um bom ambiente de negócios. O objetivo da Associação, como tem sido há quase 150 anos, é formar empresários fortes e competitivos”, afirmou Kennedy, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Alagoas (CDE).

Estiveram presentes à inauguração o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Pablo Viana; a secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Solange Jurema; o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira; o diretor técnico, o diretor de Administração e Finanças e a gerente da Unidade de Políticas do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes, Roberval Cabral e Izabel Vasconcelos, respectivamente; o presidente da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo; o superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Zé Márcio; o vereador Chico Filho, em nome da Câmara de Vereadores de Maceió; além de representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.

Unidade do Jaraguá

A Sala do Empreendedor do Jaraguá é fruto de um convênio assinado em 2014 entre Sebrae em Alagoas, Prefeitura de Maceió e a Associação Comercial para a instalação de três unidades de atendimento em bairros estratégicos, com grande concentração de micro e pequenas empresas.

A unidade do Jacintinho está prevista para ser inaugurada em junho deste ano, e a unidade do Benedito Bentes, inaugurada em 22 de abril na Central JÁ do Shopping Pátio Maceió, registrou quase 100 atendimentos em apenas um mês de funcionamento, o que já permitiu traçar o perfil das capacitações a serem ofertadas pelo Sebrae em Alagoas e Semtabes.

Lei Geral e Salas do Empreendedor

As salas de Maceió funcionam como desdobramentos da implementação da Lei Geral Municipal nº 6.031/2011, reflexo da legislação nacional para políticas públicas diferenciadas voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Todos os municípios alagoanos contam com sua versão da legislação nacional, porém em apenas 73 deles a Lei Geral está implementada, de fato. Desses municípios, 69 contam com Salas do Empreendedor, sendo que apenas Maceió possui mais de uma unidade de atendimento.

Entre os serviços que serão ofertados na nova sala estão: orientações para montar e formalizar um negócio; emissão de certidões e notas fiscais; informações sobre linhas de crédito disponíveis para pequenas empresas e sobre licitações da prefeitura; impressão de guias de pagamento de impostos; e acesso às capacitações, cursos e palestras promovidos pelo Sebrae e seus parceiros.

Além disso, um consultor do Sebrae integrará a equipe da Sala do Empreendedor em regime de plantão, e outras modalidades de atendimento, como Consultoria com Hora Marcada, poderão ser realizadas no espaço.

As Salas do Empreendedor representam uma importante ferramenta para a abertura de empresas em Alagoas: desde 2007, o número de formalização de empresas cresceu 270% no estado. Elas também atuam no suporte aos empresários, nos primeiros passos, através de orientações quanto às responsabilidades fiscais e legais, junto com a aproximação das soluções e cursos do Sebrae.

Deixe o seu comentário