01/10/2024 10h39

Alagoas se destaca como o 2º estado mais acessível do Nordeste para instalação de energia solar

Condições geográficas e preço acessível na instalação de sistemas fotovoltaicos tornam a região mais atrativa para investimentos no setor

Alagoas segue sendo um grande palco no quesito geração de energias renováveis

 

Alagoas segue sendo um grande palco no quesito geração de energias renováveis. A superintendência de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) divulgou que um levantamento realizado pela empresa Solfácil indicou o estado de Alagoas como o segundo mais competitivo do Nordeste para instalação de placas de energia solar.

As condições geográficas e o preço acessível na implementação de sistemas fotovoltaicos tornam a região mais atrativa para investimentos no setor. Inclusive, o Nordeste registrou a segunda maior queda de preços no segundo trimestre do ano, com o valor de R$/Wp 2,62, com diminuição de 5% abaixo da média nacional. O Rio Grande do Norte é o estado que ocupa a primeira posição do levantamento entre os destaques nordestinos.

Para a secretária Alice Beltrão, os dados refletem o trabalho positivo do Governo de Alagoas em diversas frentes como, por exemplo, a sanção da Política Estadual de Incentivo ao Uso de Energia Solar – Lei nº 9.281/2024, que favorece o desenvolvimento socioeconômico e a transição energética consciente.

“Alagoas possui um enorme potencial de crescimento e estamos atentos ao cenário, trabalhando para desenvolver ainda mais a matriz energética alagoana e buscando atrair investimentos para o setor”, disse.

O superintendente Bruno Macêdo destaca que a Sedics, através do Conselho Estadual de Políticas Energéticas (CEPE), tem atuado como um agente fundamental para propor resoluções em prol do desenvolvimento energético e sustentável de Alagoas.

“Temos a articulação institucional do Conselho Estadual de Políticas Energéticas para promover o segmento energético no estado, viabilizando a chegada de novos empreendimentos no setor”, afirmou.

Deixe o seu comentário