13/11/2023 3h11

Sustentabilidade e Inovação: Equatorial Alagoas entrega projeto pioneiro de eficiência energética para a UFAL

Construção da miniusina além de suprir parte da demanda energética da Universidade também servirá como ambiente de pesquisa

Miniusina de energia fotovoltáica na UFAL

 

Na próxima segunda-feira (13), a Equatorial Alagoas vai entregar, de forma inédita, a primeira miniusina fotovoltaica, construída dentro da Universidade Federal de Alagoas (ufal), que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado e fortalecer as práticas de ensino sobre o uso adequado e consciente da energia elétrica. A solenidade será realizada às 9h, no campus da UFAL, localizado no bairro Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió.

O projeto intitulado “Eficiência Energética e Minigeração na Universidade Federal de Alagoas” faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Equatorial, chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com um investimento de mais de R$ 1,7 milhão, a construção da miniusina além de suprir parte da demanda energética da Universidade, servirá como ambiente de ensino e ganha um laboratório para a realização de pesquisas, no âmbito dos cursos de graduação e de pós-graduação da instituição com temas relacionados à energia solar.

O presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, explica que entre os benefícios do projeto estão a redução dos gastos com energia elétrica, já que foram substituídas 1.550 lâmpadas ineficientes da biblioteca central, por lâmpadas com a tecnologia de LED e a instalação da miniusina, com implantação de 360 módulos fotovoltaicos, que totalizam 120 kWp, e representam uma redução de parte do consumo da universidade e também reduz as emissões de gases causadores do aquecimento global através de uma fonte limpa de geração de energia.

“O projeto também contemplou a construção de um espaço moderno e didático com sala de aula e de treinamentos, eletrocentro, secretaria e sala de reuniões. Além de uma área exclusiva, destinada a estações meteorológicas. Tudo isso para proporcionar aos universitários oportunidades para estudos e experimentos relacionados à geração de energia solar”, afirmou o presidente.

De acordo com o reitor da UFAL, professor Josealdo Tonholo, a Usina Solar Escola é um marco duplo para a Universidade Federal de Alagoas.

“Primeiro por consolidar a parceria dos pesquisadores da universidade que fazem uso dos recursos de pesquisa e desenvolvimento com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Equatorial, que é a distribuidora de energia do estado. E segundo, porque ela vai proporcionar a articulação das atividades de ensino teórico com o experimental, já que a miniusina além de ser uma distribuidora de energia, também vai ser um ponto de ensino para ser utilizada nas áreas práticas de diversos cursos”, explicou.

“Estamos muito felizes com essa parceria. Porque além de ser um salto de qualidade no fornecimento de energia da Universidade, também está fazendo com que a instituição fortaleça as práticas sustentáveis, voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, finalizou.

Além do presidente da Equatorial Alagoas, também participam do evento representantes da Universidade Federal de Alagoas, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Governo Federal e comunidade acadêmica.

Deixe o seu comentário