Monitor Mercado
Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de alimentação é o mais otimista com o aquecimento das vendas nos próximos meses. Os donos de pequenos negócios desse segmento esperam um crescimento de 35% do faturamento, impulsionado principalmente pelo início da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro.
O setor de alimentação fora do lar reúne cerca de um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, o que representa atualmente 2,7% do Produto Interno Bruto. O segmento foi um dos mais impactados no período mais duro da pandemia, quando cerca de 335 mil negócios fecharam as portas em definitivo e 1,3 milhão de trabalhadores foram demitidos. Essas empresas vêm mostrando crescimento, em 2022, com o aumento de 25% na contratação de pessoal. Além disso, 60% estão contratando para compor a equipe e se prepararem para o aumento da demanda da copa do mundo e dos eventos de fim de ano.
Da primeira à terceira rodada do mundial, a Seleção brasileira entra em campo durante a semana e em horários comerciais, dois jogos às 16 h e um às 13 h.
Segundo o diretor de Produtos de Food Service da Totvs, Ramon Martins, “para os estabelecimentos que não trabalham com delivery, vale investir em estratégias de promoção e descontos, na criação de cardápios ou pratos especiais, assim como oferecer descontos e brindes para grupos de pessoas. Esses tipos de ações requerem muita divulgação para funcionar. Portanto, é crucial investir e utilizar canais digitais e ferramentas para gestão de clientes, marketing digital e vendas para mapear o público e ativar as campanhas para os targets certos.”
Levantamento realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) apontou uma alta de 31,1% nas vendas nominais em junho, em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste cenário, o delivery representou 19,8% do total. No acumulado do ano, o setor de Food Service registrou um crescimento de 42,4%. Todos esses dados reforçam a confiança do consumidor em retomar as atividades fora do lar, voltando a frequentar bares e restaurantes, mas também o quanto a conveniência do delivery segue em alta.
“A busca do Hexa do Brasil e a Copa do Mundo, de maneira geral, possibilitam inúmeras ações para os negócios, basta entender quem é o seu público ou quem é o público que você deseja atrair. Deixo de alerta que não é o momento para testar novidades operacionais, portanto trabalhe com o que conhece e que já está funcionando para o seu comércio”, lembra.