08/11/2022 8h24

Alimentação fora do lar está otimista com a Copa do Mundo

Donos de pequenos negócios desse segmento esperam um crescimento de 35% do faturamento, impulsionado principalmente pelo início da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro

Setor de Serviços está confiante no acréscimo do movimento com os jogos da Copa do Mundo

 

Monitor Mercado

Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de alimentação é o mais otimista com o aquecimento das vendas nos próximos meses. Os donos de pequenos negócios desse segmento esperam um crescimento de 35% do faturamento, impulsionado principalmente pelo início da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro.

O setor de alimentação fora do lar reúne cerca de um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, o que representa atualmente 2,7% do Produto Interno Bruto. O segmento foi um dos mais impactados no período mais duro da pandemia, quando cerca de 335 mil negócios fecharam as portas em definitivo e 1,3 milhão de trabalhadores foram demitidos. Essas empresas vêm mostrando crescimento, em 2022, com o aumento de 25% na contratação de pessoal. Além disso, 60% estão contratando para compor a equipe e se prepararem para o aumento da demanda da copa do mundo e dos eventos de fim de ano.

Da primeira à terceira rodada do mundial, a Seleção brasileira entra em campo durante a semana e em horários comerciais, dois jogos às 16 h e um às 13 h.

Segundo o diretor de Produtos de Food Service da Totvs, Ramon Martins, “para os estabelecimentos que não trabalham com delivery, vale investir em estratégias de promoção e descontos, na criação de cardápios ou pratos especiais, assim como oferecer descontos e brindes para grupos de pessoas. Esses tipos de ações requerem muita divulgação para funcionar. Portanto, é crucial investir e utilizar canais digitais e ferramentas para gestão de clientes, marketing digital e vendas para mapear o público e ativar as campanhas para os targets certos.”

Levantamento realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) apontou uma alta de 31,1% nas vendas nominais em junho, em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste cenário, o delivery representou 19,8% do total. No acumulado do ano, o setor de Food Service registrou um crescimento de 42,4%. Todos esses dados reforçam a confiança do consumidor em retomar as atividades fora do lar, voltando a frequentar bares e restaurantes, mas também o quanto a conveniência do delivery segue em alta.

“A busca do Hexa do Brasil e a Copa do Mundo, de maneira geral, possibilitam inúmeras ações para os negócios, basta entender quem é o seu público ou quem é o público que você deseja atrair. Deixo de alerta que não é o momento para testar novidades operacionais, portanto trabalhe com o que conhece e que já está funcionando para o seu comércio”, lembra.

Deixe o seu comentário