06/04/2015 11h03

Prática regular de atividade física e boa alimentação trazem benefícios para a saúde

Combinação é tema do Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde

Boa alimentação ajuda a preservar a saúde

A prática regular de atividade física e uma boa alimentação trazem muitos benefícios para a saúde. Essa combinação é tema do Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, celebrados nos dias 6 e 7 deste mês. Sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que a mudança de hábito garante um estilo de vida saudável.

Conforme o técnico da Promoção da Saúde da Sesau, o educador físico Sidney Vanderley, a prática da atividade física está associada ao aumento do apetite. “Isso é devido ao gasto energético que surge com os exercícios, mas que deve ser controlado”, alertou.

“A questão principal é mudança de hábito, porque a prática de atividade física é fundamental para o aumento da expectativa de vida”, acrescentou Vanderley. Para isso, o processo deve seguir a reeducação tanto no ato de se exercitar quando no ato de fazer as seis refeições diárias.

Mas, o técnico da Sesau alertou que, antes de dar início a essa combinação em busca de uma melhor qualidade de vida, é preciso fazer uma avaliação médica para analisar a condição de saúde. Foi o que aconteceu com a promotora de vendas Delma Lima, que está de benefício por conta de tendinite.

“Após avaliação com especialista, foi recomendada a prática de exercícios direcionados para o fortalecimento das regiões afetadas pela tendinite”, contou Delma Lima, que faz aeróbica. Ela também faz caminhadas, que é a atividade mais natural e o método mais barato e saudável para se exercitar.

Há cinco anos, Delma faz exercícios aeróbicos duas vezes por semana no Conjunto Osman Loureiro, por meio de uma iniciativa do Núcleo de Atividades Físicas nos Bairros, pela Secretaria de Saúde de Maceió. “Tinha pressão alta e dores nas pernas. Agora tudo está normalizado e os exercícios estão me fazendo muito bem”, acrescentou ela.

Orientação alimentar 

Sobre a importância da alimentação em conjunto com a atividade física, a nutricionista da Secretaria de Saúde de Maceió Kelly Ramos esclareceu que o ideal é fazer uma escolha melhor dos alimentos. “É recomendado consumir apenas alimentos minimamente processados e in natura, em conjunto com a prática de atividades físicas”, orientou a nutricionista.

“Alimentação saudável, atividade física e manutenção do peso na faixa adequada são hábitos que contribuem para reduzir em até 40% o risco de adquirir alguns tipos de câncer”, pontuou Kelly Ramos. Ainda de acordo com ela, diminuir o consumo de sal e açúcar contribuiu para redução do risco de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes.

 

Dia Mundial 

O Ministério da Saúde determinou que durante todo o mês de abril fossem realizadas ações para conscientizar sobre a prática de atividade física aliada à alimentação saudável. Em Alagoas, acontece uma ação no domingo (12 de abril), na Praça do Centenário, no Farol, com uma série de atividades para evidenciar a importância dessa combinação para garantir a qualidade de vida dos alagoanos.

 

Alimentação saudável

Doces e salgados. Uma infinidade de produtos está à disposição da população nos diversos pontos espalhados por todos os bairros da cidade. Mas o que consumir? Quando criança, a alimentação é orientada, em geral, por pais e familiares. Poucas pessoas procuram a ajuda de especialistas para saber quais tipos de alimentos podem trazer mais benefícios à saúde das crianças. Ao chegar à fase da adolescência e adulta, as “tentações” e a correria do dia a dia por profissionais que têm uma rotina agitada faz com que muitos – apesar de ter muita informação, também não se alimentem de forma correta.

A orientação dos especialistas é que o consumo de frutas e verduras seja incluído no cardápio de toda a família; desde os bebês aos idosos. Vitaminas, carboidratos, proteínas, minerais, ferro e a hidratação com água e sucos são fundamentais para um crescimento saudável, que pode ajudar a prevenir uma série de doenças como hipertensão, osteoporose, além da obesidade.

O problema do sobrepeso, por exemplo, tem acometido cerca de 2,1 bilhões de pessoas no mundo, segundo estudo conduzido pelo Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde (IHME), da Universidade de Washington, e publicada em 2014. A saída, em muitos casos, é procurar orientação médica para a diminuição do peso com uma reeducação alimentar aliada a exercícios físicos.

Mesmo assim, para a prática regular de exercícios, seja ele uma leve caminhada até exercícios de musculação, a alimentação deve estar em primeiro plano. Para que resultados apareçam, é preciso estar consumindo os alimentos certos para o fortalecimento dos músculos, a respiração, e a própria condição física para continuar com os trabalhos aeróbicos.

 

Deixe o seu comentário