28/04/2022 8h47

Laboratório de Metrologia do Senai/AL obtém certificação de padrão internacional

Área é reconhecida pela Rede Metrológica de Alagoas na Norma ISO/IEC 17.025

Laboratório de Metrologia do Senai Alagoas é referência para todo o País

O Laboratório de Metrologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), localizado no bairro do Poço, em Maceió, teve a competência técnica reconhecida pela Rede Metrológica de Alagoas por atender aos requisitos da Norma ABNT ISO/IEC 17.025. O certificado atesta a competência de laboratórios de ensaio e calibração segundo padrões nacionais e internacionais.

O atendimento realizado no laboratório do Senai é fundamental para o desenvolvimento e a modernização de indústrias que estão em busca de melhorar a sua qualidade, segurança, competitividade e produtividade. Com mais de 60 serviços de calibração de instrumentos de medição e ensaios para análise de critérios normativos de produtos, o portfólio de serviços foi desenvolvido de acordo com as demandas do setor produtivo alagoano.

Nele, os empresários encontram serviços que colaboram na padronização de processos e produtos, na proteção aos direitos do consumidor, no atendimento à legislação, nos diagnósticos e exames laboratoriais, entre outros pontos críticos inerentes ao avanço dos negócios. Alguns serviços disponibilizados somente são feitos no Senai, evitando que os empresários alagoanos tenham de buscar em outros estados.

Hoje, o laboratório atende a setores como o da Construção Civil, Alimentos, Petroquímico e Hospitalar. “O Senai possui um rígido controle do padrão de qualidade, que passa por avaliações internas e, anualmente, por auditorias externas. Além das certificações, o resultado pode ser medido pela satisfação dos clientes. Nossas pesquisas mostram que 96% apontam o nosso laboratório em nível de excelência”, explica o gerente do Senai Poço, Welton Barbosa.

Processo

A avaliação para a ISO ocorre por meio de auditorias, nas quais os processos são avaliados por organismo certificador externo, com base nos requisitos normativos. Há padrões de qualidade exigidos desde a contratação de pessoal até a devolução do resultado ao cliente final.

“O certificado de reconhecimento garante que o Laboratório de Metrologia segue as exigências normativas em todos os seus procedimentos, tornando-se referência de qualidade metrológica para a indústria, comércio e serviços em Alagoas”, destaca o responsável técnico do laboratório, Diego Ursulino.

TAGS:

Deixe o seu comentário