30/10/2021 6h25

Microempreendedores e produtores rurais alagoanos recebem prêmios por suas histórias de transformação

Solenidade de entrega aos vencedores ocorreu na sede da Superintendência do Banco do Nordeste, em Maceió

Produtor Moisés Catu instalou placas fotovoltaicas em sua propriedade rural em Belo Monte

Um momento de reconhecimento aos empreendedores de Alagoas que transformaram seus negócios – e suas próprias realidades – por meio do microcrédito do Banco do Nordeste e pelos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na solenidade de entrega do XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VI Prêmio da Agricultura Familiar, em Maceió, nesta sexta-feira, 29, foram homenageados clientes de diversas regiões da área de atuação do BNB no Estado e de diferentes setores da economia.

Crediamigo e Agroamigo

O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo. Entre o público do Crediamigo, a vencedora na categoria Sustentabilidade foi Lucineide Bispo dos Santos, de Arapiraca. A premiada é cliente do programa desde 2014 e se dedica as atividades da pintura em tela e decoração de ambientes utilizando produtos reciclados, realizando um trabalho de estímulo ao empreendedorismo feminino, por meio da capacitação de mulheres para a transformação de material reutilizáveis.

Lucineide Bispo dos Santos desenvolve projeto de reciclagem com apoio do Crediamigo

“Quando fiz o primeiro empréstimo com o Crediamigo, perguntaram o que eu ia conseguir fazer com R$ 500,00. Meu trabalho mostra que é possível empreender e sobreviver utilizando materiais simples, por meio da reciclagem e criatividade”, conta Lucineide. Atualmente, ela desenvolve o projeto “LuArte e Recicla, transformando lixo em luxo” e apresenta o programa Arte e Cultura, na TV Liberdade de Alagoas.

Na categoria Inovação e Tecnologia, o troféu ficou com Jamilly Alves de Oliveira, com produção industrial de bolos, salgados e doces, em Mata Grande e, entre os concorrentes de Produção e Comercialização, a vitória foi de Mileide Patrícia Souza, que evoluiu para proprietária de um salão de beleza e serviços de estética, em Maceió.

Natália dos Santos Silva é cliente do Agroamigo, atendida pela unidade de Palmeira dos Índios. Jovem agricultora, pratica, com os pais, a atividade da agroindústria do milho.  Com o apoio do microcrédito rural do BNB, investiu na compra de um processador, utilizado para o beneficiamento do produto, além de um freezer para estocar a massa que dá origem a produção de pamonhas e bolos comercializados na região.

“O Programa acreditou na força e empreendedorismo do jovem, acreditou em mim e possibilitou o desenvolvimento de uma atividade em que posso trabalhar com minha família, beneficiando a todos”, ressaltou.

A ganhadora da categoria Inovação e Tecnologia foi Ana Cleia Tributino dos Santos, que investiu na tecnologia para incrementar a produção na bovinocultura de leite, em Santana do Ipanema; já na categoria Sustentabilidade, Ednaldo Francisco da Silva, de Palmeira dos Índios, ficou com o troféu. Ele atua na fruticultura com a implementação de sistema de irrigação por aspersão e adubação orgânica.

Agricultura Familiar

Moises Catu da Silva, de Belo Monte, foi o vencedor do VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Inovação e Tecnologia. Moisés se dedica à atividade da bovinocultura do leite. Com a ajuda do BNB, adquiriu um kit de energia solar com placas e inversores, reduzindo os custos de produção e permitindo a utilização de tanque de resfriamento de leite em sua propriedade.

“Sem o Banco do Nordeste não existia sertão. Nós não poderíamos sobreviver. Se a gente descrever o que gente vive, 100% existe pelo apoio do Banco do Nordeste, Crediamigo, Agroamigo, Pronaf”, afirmou o produtor.

O prêmio na categoria Beneficiamento e Comercialização ficou com Valmir Pereira da Silva, de Batalha, que investiu no suporte forrageiro do rebanho e na agroindústria para o beneficiamento do leite; na categoria Sustentabilidade, o vencedor foi José Wiliam Soares Brito, também de Batalha e que, com a ajuda do Banco do Nordeste, adquiriu uma ordenhadeira mecânica e investiu no manejo diferenciado dos resíduos animais, transformando o esterco em adubo que é direcionado para as suas plantações de milho e palma forrageira.

Troféus entregues aos vencedores do XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VI Prêmio da Agricultura Familiar, em Maceió

Reconhecimento

O superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis, recebeu os premiados, representantes da comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. Ele destacou que a força do empreendedorismo nos pequenos negócios e da agricultura familiar sempre foi reconhecida pelo Banco, que trata de forma diferenciada o crédito para esses segmentos.

“Ano passado, no maior período da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, a importância desses microempreendedores e trabalhadores rurais se mostrou ainda mais evidente e o BNB, na contramão do que ocorreu em outras instituições financeiras, cresceu no apoio a esse público’, disse.

Comissão julgadora

Os clientes premiados foram selecionados por uma banca composta por representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater); da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag); da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri – AL); da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades – AL); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio); da Universidade Federal de Alagoas, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Deixe o seu comentário