07/11/2021 15h42

Empresas alagoanas são reconhecidas pelo Banco do Nordeste com Prêmio MPE 2021

Indústria, Comércio, Serviços e da categoria Inovação receberam premiação pelos avanços conquistados na aplicação do crédito ao longo de 2020

 

Empresários conquistam premiação por crescimento e sustentabilidade do negócio

Nesta sexta-feira, 05, o Banco do Nordeste entregou o Prêmio BNB da Micro e Pequena Empresa 2021 para quatro empresas alagoanas que se destacaram, ao longo do ano de 2020, na aplicação dos recursos financiados pela instituição financeira em seus empreendimentos. A premiação foi concedida para empresas dos setores de Indústria, Comércio, Serviços e no âmbito da Inovação, Produtividade e Competitividade, mais recente categoria incluída. Esta é a sétima edição do evento, que ocorre anualmente.

A iniciativa do Banco do Nordeste tem o objetivo de reconhecer a competitividade, o crescimento e o fortalecimento das empresas, a partir da geração de empregos diretos e indiretos e utilização de ações inovadoras, com respeito ao meio ambiente e adoção de boa governança para os empreendimentos. Para isso, uma Comissão Julgadora avalia critérios como inovações empregadas no negócio, produtividade e competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento obtido com o Banco do Nordeste.

Em Alagoas, foram premiadas as empresas: Construir, da cidade de Batalha, na categoria Comércio; Ultramed – Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, sediada em Arapiraca, na categoria Serviços; Fernão Velho Apícola, de Maceió, na categoria Indústria; e N3AU Conecta, também da capital alagoana, na categoria Inovação.

Na ocasião, o superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócios do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado, destacou o apoio do Banco às micro e pequenas empresas da Região que, ano passado, contaram com R$ 4,6 bilhões em crédito da instituição financeira. Ele ressaltou a importância desses recursos na transformação da vida desses empreendedores, na modernização das empresas, na geração de emprego e renda, na arrecadação de receitas e no estímulo à cultura de inovação no segmento.

Realizada no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae), a cerimônia de entrega do Prêmio BNB da Micro e Pequena Empresa 2021 também teve a participação do diretor Financeiro do Sebrae, Roberval Cabral, do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL), Leonardo Marques, do presidente da Junta Comercial de Alagoas, Carlos Araújo, da gerente executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), Mônica Bonfim, do economista da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Francisco Braga, além de representantes de outras instituições parceiras, funcionários e clientes do Banco do Nordeste.

Premiadas

Situada no município de Batalha, a empresa Construir (Melo Comércio de Materiais de Construção) funcionava em local pequeno e com estrutura segmentada. Com o apoio do Banco do Nordeste e visão empreendedora do proprietário, o negócio passou a se tornar referência no ramo de vendas de material de construção, tanto na cidade, como na circunvizinhança. O empreendimento se destaca pela variedade de produtos oferecidos, incluindo eletrodomésticos e itens de decoração, sendo considerada uma home center na região.

No mercado há 21 anos, a Ultramed – Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, atende toda a população da cidade de Arapiraca e municípios vizinhos com soluções em diagnósticos por imagem, consultas em diversas especialidades e medicina do trabalho. A partir do crédito do BNB, a clínica investiu na expansão da sua estrutura, adquirindo equipamentos de última geração, sendo considerada a empresa de saúde de maior porte tecnológico do Agreste e Sertão alagoanos. Com apoio do Banco, a modernização não parou e, esse ano, houve novo financiamento para aquisição de aparelho de ressonância magnética.

Fundada em 1998 pelo engenheiro agrônomo Mário Calheiros, a Fernão Velho Apícola tem como objetivo potencializar a produção e a comercialização do mel de abelhas, própolis e derivados nos mais altos padrões de qualidade. A Apícola é pioneira no Brasil na produção de vinho e vinagre a partir do mel de abelhas. O BNB apoia o empreendimento desde o início, tanto com crédito como por meio de recursos não reembolsáveis do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), o que possibilitou o desenvolvimento de produtos inovadores derivados do mel. Ano passado, houve modernização da empresa com financiamento para aquisição de equipamento para processar e envasar o mel, respeitando as normas internacionais, com vistas à exportação.

Implantada em 2016 como um escritório de arquitetura e com o propósito de dar suporte a empreendedores, a N3AU Arquitetura e Urbanismo buscou o apoio do Banco do Nordeste, em 2018, para iniciar um projeto inovador no segmento do Coworking: o N3AU Conecta. Funcionando em um espaço do Maceió Parque Shopping, o ambiente foi desenvolvido segundo princípios da arquitetura voltada para negócios, oferecendo salas individualizadas que se adaptam a diversos tipos de empresas, bem como locais equipados com internet, computadores, impressoras, inclusive impressora 3D, equipamento de plotagem, estúdio de foto/filmagem, mini auditório, espaço para videoconferência, copa, entre outros serviços compartilhados.

Deixe o seu comentário