17/11/2020 10h14

Veja como aproveitar as promoções de final de ano e economizar na conta de luz

Equatorial dá dicas para que os alagoanos possam comprar aparelhos eletrônicos mais eficientes e de baixo consumo

Eletrodomésticos e eletrônicos novos ajudam a redução do consumo de energia

 

No mês de novembro tem início as tradicionais promoções de final de ano. Muitos alagoanos aproveitam as ofertas e condições diferenciadas do período para substituir equipamentos antigos por novos e mais modernos. Mas na hora de escolher os aparelhos eletrônicos é importante observar alguns critérios para evitar que o barato saia mais caro depois. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas preparou algumas dicas que irão ajudar a população escolher produtos que ajudem na economia da conta de luz, por serem mais eficientes e de baixo consumo.

É importante dar preferência aos eletrodomésticos que possuam o Selo Procel ou que são classificados na categoria “A” do Inmetro, é o que explica o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais. “As pessoas têm o costume de prestar atenção apenas no preço. Entretanto, é necessário verificar se o equipamento escolhido possui um desses itens, pois isso é uma sinalização de que são os mais eficientes e gastam menos energia”.

Morais comenta que é preciso analisar qual a necessidade real e o ambiente em que o equipamento será utilizado. “Ao comprar um eletrodoméstico, é preciso observar a quantidade de pessoas que fará uso do aparelho, o ambiente que ele será utilizado, se é uma área grande ou pequena, o local de instalação, além dos hábitos de consumo dos usuários. A análise de todos esses fatores será fundamental para escolher o equipamento e obter economia na conta de luz”.

Sistema Inverter 

Tecnologia pouco conhecida, os eletrodomésticos com o sistema Inverter possuem controle de velocidade do compressor, o que impede o chamado “liga e desliga”, ato que provoca mais gasto de energia. Dessa forma, quando o aparelho atinge a temperatura ideal, ela se mantém constante, resultando em menor consumo de energia.

“Máquinas de lavar, condicionadores de ar e refrigeradores inverter normalmente são de valor mais elevado do que produtos convencionais, porém são muito mais econômicos. Então, é importante avaliar o orçamento pessoal e se for possível, priorizar a aquisição de equipamentos com essa tecnologia. A economia na conta de luz pode ser de até 40%”, enfatiza o gerente de Relacionamento com o Cliente.

Morais finaliza reforçando que a economia com os aparelhos Inverter pode variar de acordo com o produto e o seu consumo de energia, além de como equipamento é utilizado.

Confira abaixo mais orientações que devem ser levadas em consideração ao comprar um equipamento:

 

Geladeira

 

  • Para residências em que moram até duas pessoas, refrigeradores de 250L a 300L podem atender as necessidades;
  • Casas e famílias com mais de três integrantes precisam de um equipamento com maior capacidade de armazenamento, acima de 360L;
  • Além da quantidade de moradores da casa, é preciso observar a rotina. Quem tem o costume de armazenar carnes e comidas congeladas precisará de um freezer maior. Já as famílias que fazem compras com frequência e que consomem todos os alimentos em pouco tempo, podem optar por um modelo menor.

 

Máquina de lavar

 

  • Lavadoras de até 9 kg podem ser mais do que suficientes para casas com até duas pessoas;
  • Para famílias grandes, especialmente com crianças, máquinas acima de 12 kg são ideais. Além de utilizar mais peças, é esperado que a frequência das lavagens seja maior;
  • Máquinas que lavam e secam, são mais práticas, porém gastam mais energia. Se no imóvel há espaço ou incidência direta de sol para secagem da roupa, deve-se dar preferência pelas máquinas de lavar tradicionais.

 

Ar-condicionado

 

  • Ao comprar um ar-condicionado, deve-se observar a dimensão do ambiente, a quantidade de pessoas que farão uso e a quantidade de equipamentos eletrônicos do local;
  • Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, é preciso escolher um aparelho com uma capacidade de ventilação maior;
  • Não se deve comprar aparelhos de ar-condicionado abaixo da potência indicada para o ambiente. Em alguns casos, isto pode trazer problemas para o equipamento, aumentando custos com manutenção e consumo de energia, além de demorar mais para gelar o cômodo.
TAGS:

Deixe o seu comentário