26/08/2019 9h29

Norvinco, Prisco Ambiental e Illa Sorvetes atendidas pelo IEL são destaques nacionais em Inovação

Evento foi realizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) no dia 13 último, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista

 

Empresas alagoanas ganham destaque nacional com investimentos em inovação

Três empresas atendidas na área de Inovação pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), foram destaques durante o seminário “Casos de Inovação da Indústria”. O evento foi realizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) no dia 13 último, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista.

As histórias da Norvinco e da Prisco Ambiental foram contadas na publicação “Inovar é desenvolver a indústria do futuro: 30 casos de inovação em pequenas, médias e grandes empresa”, lançada durante o seminário pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Norvinco se destaca pela Caixa Ecotérmica. De médio porte, a empresa do setor de embalagens inovou com a criação da embalagem que proporciona o transporte seguro de produtos termossensíveis, lançada em 2017. A solução inovadora utiliza um isolante térmico de politereftalato de etileno ou poliéster (PET), a partir de plásticos reciclados.

“Também reduz os custos de transporte, pois a cubagem é menor do que a das embalagens de isopor e, por ser desmontável, a Caixa Ecotérmica permite igualmente a redução de volume de estocagem. A parceria com o Inova Talentos do IEL e com a Agência de Desenvolvimento de Alagoas (Desenvolve) foi fundamental para esse sucesso”, relata a publicação.

A Prisco Ambiental é uma pequena empresa que inovou no desenvolvimento de estações compactas e de baixo custo para tratar esgoto lançado no mar e para atender a conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.

Outra empresa alagoana, a Illa Sorvetes, também entrou em um grupo seleto. A história do programa de gestão da inovação da fábrica de sorvetes é contada na publicação “10 boas práticas de gestão da inovação em micro e pequenas empresas”, também lançado pela CNI e Sebrae.

A coordenadora de Inovação e Pesquisa do Sistema Fiea, Eliana Sá, que participou do seminário, ressalta a importância do apoio institucional para a inserção da gestão da inovação na estratégia competitiva das empresas alagoanas.

TAGS:

Deixe o seu comentário