24/06/2017 11h05

Empresas alagoanas são destaques no Prêmio Nacional de Inovação

Vencedores serão conhecidos no próximo dia 26, em São Paulo, durante solenidade que ocorre na véspera do 7º Congresso Brasileiro de Inovação

Caixa Ecotérmica desenvolvida pela Norvinco é um dos produtos alagoanos finalista no prêmio nacional

As empresas alagoanas Norvinco, Prisco e Destak são finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e coordenado pelo movimento Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). Os grandes vencedores serão conhecidos no próximo dia 26, em São Paulo, durante solenidade que ocorre na véspera do 7º Congresso Brasileiro de Inovação.

Com, isso, Alagoas é destaque na região Nordeste em número de empresas finalistas no mais importante prêmio de inovação do País, que teve 3.987 inscrições e 34 projetos selecionados para esta última etapa. Um dos destaques surgiu a partir de um trabalho conjunto entre a Norvinco, a universidade e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A Caixa Ecotérmica é fruto de pesquisa desenvolvida no âmbito do programa Inova Talentos, uma iniciativa do IEL que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. “O programa estimula a criação de projetos inovadores nas empresas e capacita os talentos. E o Prêmio Nacional de Inovação reconhece os esforços das empresas para inovar”, destaca Eliana Sá, coordenadora do NIP.

Foi a partir dessa interação que surgiu o produto que promete inovar o transporte e armazenamento de produtos termossensíveis. A Caixa Ecotérmica é destinada ao mercado B2B (business to bussiness, ou seja, negócios entre empresas) e terá como principais clientes as indústrias farmacêutica e de alimentos.

A proposta é oferecer uma opção ao uso habitual das embalagens de isopor (poliestireno) ou dos coolers, especialmente utilizados em âmbito hospitalar. A Ecotérmica é a primeira caixa termossensível sem uso de poliestireno que pode ser personalizada, desmontada e é 100% reciclável. Ela se torna uma opção sustentável para conservar, preservar e proteger os produtos, além de otimizar os estoques.

Recorde de inscrições

O Prêmio Nacional de Inovação, capitaneado pela CNI e pelo Sebrae, valoriza negócios que apostam na inovação. Os finalistas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação para a Indústria e a cursos de educação executiva.

Nesta edição, o prêmio recebeu um volume de inscrições 79% maior do que a edição anterior, com 3.131 micro e pequenas empresas de comércio e serviços, atendidos pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); 599 micro e pequenas indústrias; 106 de médio porte; e 151 grandes indústrias.

TAGS:

Deixe o seu comentário