15/12/2015 11h54

Maceió é a cidade com maior potencial empreendedor do Brasil, segundo Endeavor

Organização global aponta as startups alagoanas, como a Hand Talk, como exemplos de dinamismo e de uso da tecnologia para benefícios futuros da sociedade

Hand Talk é exemplo de dinamismo e empreendedorismo alagoano

Maceió é a cidade com o maior potencial empreendedor do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2015 (ICE), elaborado pela Endeavor, organização global que visa fomentar o empreendedorismo de alto impacto. Este é um dos fatores que tem feito com que olhares se voltem à capital alagoana, inclusive, de outros países. Na última sexta-feira (04), Paloma Gonzalez, consulesa para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado Geral dos Estados Unidos, no Recife, participou de uma reunião com a diretoria do Sebrae em Alagoas e Pablo Viana, secretário estadual  da Ciência, Tecnologia e Inovação, para conhecer mais sobre o ambiente de startups e empreendedorismo em Alagoas.

Na oportunidade, Paloma Gonzalez lembrou que descobriu o trabalho feito no estado, através do Sebrae de Pernambuco e do destaque de startups alagoanas ao redor do planeta, como a Hand Talk, que teve seu aplicativo eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU), como a melhor ferramenta social do mundo. A consulesa frisou os benefícios futuros que poderão nascer a partir deste primeiro contato.

“Achei maravilhoso o trabalho feito aqui, isso que me chamou a atenção. Vamos manter contato para, assim que possível, gerar futuras parcerias que ajudem a promover as startups locais e todo o sistema de empreendedorismo de Alagoas. Essa aproximação, que deve acontecer no país inteiro, é uma das prioridades do Governo Americano para com o Brasil”, explicou Paloma Gonzalez.

De acordo com a consulesa, as parcerias futuras poderão promover intercâmbios como o que já é feito com a startup do Porto Digital, no Recife, por meio do projeto Deep Dive in San Francisco (Mergulho Profundo em São Francisco, em português), que leva as empresas ao Vale do Silício para participar de capacitações e workshops. Paloma Gonzalez acredita que este tipo de contato é positivo para os dois países.

“As startups de Alagoas poderão participar destes intercâmbios de conhecimento, o que beneficia o Brasil e os Estados Unidos. Assim, teremos a oportunidade de encontrar e conhecer diferentes empreendedores e pensadores, e o que vêm sendo criado por eles”, concluiu Paloma Gonzalez.

Pablo Viana, secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, lembrou que, ao chamar a atenção de entidades estrangeiras, o trabalho desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Tecnologia da Informação (TI) se mostra mais maduro. O secretário também ressaltou a importância da visita da consulesa e de casos de sucesso alagoanos, como o de Ronaldo Tenório, um dos fundadores da Hand Talk que foi eleito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) como um dos 10 brasileiros mais inovadores de 2015.

“A consulesa veio à Maceió atraída por esses casos de sucesso. A partir desse encontro, o consulado americano vai disponibilizar uma atenção maior ao estado de Alagoas, e aos nossos projetos de empreendedorismo, que se mostram um pouco mais fortes. Esperamos que no futuro, as nossas startups tenham mais acesso ao know-how e a experiência americana”, finalizou Pablo Viana.

Segundo Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas esse primeiro contato com o consulado americano mostra a força e o potencial das startups locais, além de servir de feedback para a instituição e o projeto Startups em Maceió e Entorno.

“A reunião marcou a abertura de um canal de contato com o consulado. Esse é um retorno interessante para nós e prova a força das ideias desses jovens empreendedores. Ideias estas que, quando bem desenvolvidas, conseguem ganhar o mundo inteiro”, afirmou Ronaldo Moraes.

APL TI

O APL TI de Maceió foi criado em 2004 e se caracteriza por atender empresas novas e de pequeno porte. O objetivo geral do arranjo é incrementar a economia digital de Alagoas através de ações para qualificação, aumento da competitividade e integração de aproximadamente 75 empresas e organizações componentes do arranjo, distribuídas nos segmentos de Desenvolvimento de Software, Provedores de Internet, Comércio de Hardware, Serviços de Tecnologia da Informação, Design e Media Social.

O APL de TI é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae em Alagoas e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro Alagoas).

TAGS:

Deixe o seu comentário