10/03/2015 13h09

Renan Filho dialoga e debate proposições do governo com os empresários do comércio

Governador reconhece que setor ao lado da construção civil ajudam a promover o desenvolvimento do Estado

Governador Renan Filho ouvindo as demandas e sugestões dos empresários do comércio varejista de Maceió

Telma Elita

O comércio é um dos principais segmentos da economia alagoana, principalmente na geração de emprego. Ciente da importância do setor, o governador Renan Filho esteve reunido, nesta segunda-feira (9), com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió. A intenção é aproximar a gestão pública desse grande gerador de renda que é o comércio.

Nesse sentido, o chefe do Executivo estabeleceu o diálogo com os empresários da área. “É o comércio, ao lado da construção civil, que promoveu o progresso do Estado – vinculados à política desenvolvida pelo governo federal. Há uma queda no cenário de desenvolvimento, mas é fundamental que estejamos unidos para preservar os empregos, atrair as grandes cadeias”, disse.

No encontro, foi abordada a nova linha de atuação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O presidente da CDL Maceió, Fernando Azevedo, mostrou-se satisfeito com a postura adotada. “Percebemos uma maior abertura com o secretário [George Santoro]. O fórum da Sefaz com a sociedade, por exemplo, que estava parado, foi reativado e está bem participativo”, avaliou.

Nessa linha de modernização da Sefaz, o governador anunciou que está sendo estudada uma nova proposta de normatização para os diversos setores. “Nós vamos tentar deixar mais clara a legislação. A ideia do George Santoro é fazer um texto simples, que todos entendam”, revelou. A tônica deve ser mesmo pela transparência dos critérios e objetividade no que diz respeito à arrecadação.

Segundo Renan Filho, o próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou que Alagoas está muito atrás, em relação a outros estados do Nordeste, no que diz respeito à cobrança de tributos. “Isso se deve, claro, ao nosso desenvolvimento econômico, que ainda é pequeno, mas também a uma forma ineficiente de arrecadação. Mas vamos atuar de forma franca, primando inicialmente por mecanismos de educação fiscal”, declarou.

Outro ponto debatido na reunião foi a realização do Liquida Maceió – campanha criada ainda em 2003 e que movimenta o segmento com a realização de promoções no Centro e nos shoppings da cidade. Os representantes da CDL tiveram a confirmação do apoio do governo à iniciativa.

Deixe o seu comentário