07/04/2014 12h43

Alagoano conquista prata em competição continental de educação profissional em Bogotá

A equipe brasileira que participou da Worldskills Américas era formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional

 

Aluno de Web Design do Senai Alagoas Mateus Paulino da Silva Santos foi um dos representantes do Brasil na terceira edição do WorldSkills Americas,
Em Bogotá, cerca de 200 jovens de 17 países das Américas defenderam suas bandeiras em provas que simulam as tarefas realizadas no cotidiano das empresas. O aluno de Web Design do Senai Alagoas Mateus Paulino da Silva Santos foi um dos representantes do Brasil na terceira edição do WorldSkills Americas, que ocorreu na capital da Colômbia, de 1º a 6 de abril, conquistando uma medalha de prata na ocupação Web Design.
Além de Mateus, três profissionais que fazem parte do Núcleo de Tecnologia Multimídia (NTM) do Senai Alagoas participaram da delegação técnica do evento:   Robert Kno­wles (Tecnologia da Informação) e Marcelo Strehl (Web Design) como ex­perts internacionais e Carlos Eduardo de Alencar como um dos técnicos do sistema informatizado da competição.
A equipe brasileira que participou da Worldskills Américas era formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional. Desses, 30 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nas provas, os estudantes precisaram executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que conseguem resolver o desafio dentro do menor prazo com o menor número de falhas.
O torneio avalia a qualidade da educação profissional oferecida nos países participantes. Os 34 estudantes-competidores brasileiros disputaram medalhas em 31 ocupações profissionais, de cursos técnicos e de aprendizagem profissional, que abrangeram áreas como mecatrônica, robótica, web design, tornearia, soldagem, instalação hidráulica, eletricidade, mecânica, marcenaria, refrigeração, alimentos e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Esta última é novidade da edição 2014.
O Brasil foi o país com maior número de medalhas na terceira edição da WorldSkills Américas. Foram 30 medalhas (25 de ouro, quatro de prata e uma de bronze) para a delegação brasileira, que alcançou a maior pontuação entre todas as delegações (16.755 pontos), mais de 3 mil pontos à frente da Colômbia, a segunda colocada, com 13.029 pontos. Esse somatório leva em conta o desempenho de toda a delegação de cada país.
O WorldSkills Américas integra o esforço internacional de avaliação da educação técnica. Além do torneio intercontinental, os 17 países que participam da competição promovem disputas nacionais. No Brasil, é chamada de Olimpíada do Conhecimento, organizada a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Esses concursos, cujas provas desafiam os competidores a realizar tarefas do dia a dia do trabalho nas empresas, avaliam competências profissionais e pessoais dos jovens e ajudam a melhorar a qualidade da educação profissional no mundo.
Nas duas primeiras edições do WorldSkills Americas, realizadas no Rio de Janeiro, em 2010, e em São Paulo, em 2012, o Brasil também conquistou o maior número de medalhas entre os países que disputavam o torneio. Em São Paulo, foram 26 ouros, quatro pratas e três bronzes.

Deixe o seu comentário