08/10/2013 13h19

Mais de 50% dos maceioenses pretendem presentear no Dia das Crianças

Brinquedos, roupas e calçados lideram a lista dos presentes

Brinquedos aparecem na lista como o sonho de consumo para presentear as crianças

A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) – para apontar o potencial de consumo da população de Maceió para o Dia das Crianças – traz um indicador animador para os lojistas e a criançada: 56% dos entrevistados pretendem presentear na data. A maior procura será por brinquedos (38,7%), mas vários itens estão na lista de presentes dos consumidores.

Conforme a pesquisa, entre os produtos que serão mais vendidos estão vestuário (35,9%), calçados (15,2%), eletrônicos (8,7%), informática (7,3%), celular (6,4%), bicicleta (3,2%) e viagem (2,7%).

Em relação aos locais, os consumidores pretendem comprar nas lojas dos shoppings (50,2%), Centro da Cidade (22,5%), lojas de rua/bairro/galeria (9,6%), supermercados (8,2%) e internet (3,6%).

A forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito em suas modalidades de parcelamento (44,2%), à vista/dinheiro (31,3%), à vista/cartão de débito (12,4%) e crédito rotativo (10%).

O melhor preço é fator decisivo na hora de escolher o local da compra para 33,6% dos entrevistados. Em seguida, os consumidores observam mais as promoções (16,5%), a variedade (14,2%), a marca do produto (13,6%) e a recepção dos vendedores (7,8%). No entanto, 6,9% já saem de casa sabendo o que vai comprar. Outros fatores que os consumidores também consideram são a localização da loja, a propaganda e as vitrines.

A pesquisa aponta ainda que 45% dos consumidores vão comprar os presentes acompanhados das crianças e 55% vão preferir comprar sozinhos. Dentre os entrevistados, 47,4% afirmaram não ter um dia da semana certo para fazer as compras. Já 30,4% preferem fazer as compras aos sábados.

Em relação ao valor que deve ser gasto com a compra dos presentes, 17,9% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100; enquanto 17,5% planejam desembolsar entre R$ 201 e R$ 250. Mas também tem consumidores que se programaram para gastar acima de R$ 400 (12,4%). A destinação dos presentes será para filhos (35%), sobrinhos (19,8%), netos (11%), irmãos (8,2%), enteados (5,9%) e crianças de creches/orfanatos (5%).

Perfil dos entrevistados

Do total de entrevistados, 54% são do sexo feminino e a maioria tem idade entre 35 e 44 anos (34,8%). Quanto à renda, 50,9% recebem entre três e cinco salários mínimos; 25% até dois salários mínimos; 17,4% entre seis e dez salários mínimos; e 6,4% acima de dez salários mínimos.

Em relação ao grau de escolaridade, a maioria dos entrevistados possui nível superior (41,3%) e nível médio (32,9%).

O Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD/AL) realizou o levantamento entre os dias 25 e 30 de setembro. Os questionários, aplicados aos entrevistados com idade a partir de 18 anos, foram compostos por perguntas abertas e fechadas e aplicados pelo método de pesquisa direta.

O tamanho mínimo da amostra foi determinado em 384 questionários, com nível de confiança de 95% e margem de 5%. Nas questões de múltiplas respostas, a totalização dos índices não fecha em 100%.

A pesquisa completa está disponível no endereço http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

 

 

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