07/10/2014 12h29

Chegada do Dia das Crianças eleva preços dos brinquedos no comércio

Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico realizou uma pesquisa com os preços dos artigos mais desejados pelo público infantil.

Venda de brinquedos cresce com a chegada do Dia das Crianças

Rafaela Pimentel

mês mais esperado pelas crianças já chegou e com ele as ofertas e promoções atingem os pais, que têm a difícil tarefa de escolher entre tantas opções alguma que consiga aliar os preços baixos e a vontade de agradar aos filhos. A fim de facilitar esse processo, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) realizou uma pesquisa com os preços dos artigos mais desejados pelo público infantil.

De acordo com o levantamento, por continuar na lista de preferência das crianças como produtos mais escolhidos, os brinquedos apresentaram os maiores aumentos. Os destaques ficaram por conta do carrinho de controle remoto (5,26%), bola (3,85) e computadores (0,80%). Por outro lado, para aqueles que buscam alternativas mais baratas, os bonecos, os autoramas e as bonecas podem ser uma boa opção, já que apresentaram uma redução de -1,06%, -2,78% e -0,59%, respectivamente.

Apesar de não ocupar uma posição expressiva nos inúmeros pedidos do público infantil, o setor das vestimentas continua sendo muito procurado pelos pais. Segundo a pesquisa divulgada pela Seplande, em comparação com dados do ano anterior, a bermuda masculina (6,74%), a camisa (5,43%) e a calça feminina (5,08%) foram os produtos que lideraram as variações de preço. Em contrapartida, com os menores valores inflacionários estão o macacão feminino (-2,01%), o conjunto feminino (-1,46%) e o macacão masculino (-1,16%).

“As lojas aproveitam a chegada de datas como o Dia das Crianças e o Natal para lançar novas coleções, a fim de elevar os preços dos produtos nesse período. O setor de vestimentas é um dos mais afetados com a chegada de novos artigos, contudo, os macacões femininos e masculinos apresentaram de fato uma redução e isso se deve ao seu público mais específico, de crianças na faixa de até dois anos de idade”, explica o gerente do IPC na Seplande, Gilvan Sinésio.

Quem se manteve estável nesse período, obtendo pouca variação nos índices de inflação foi o segmento de calçados infantis. Com redução de -1,39% o tênis masculino pode ser uma boa opção para os pais, ao invés das sandálias masculinas (2,65%), no sapato feminino (2,53%) e no tênis feminino, que sofreram um aumento considerável em relação ao ano anterior.

TAGS:

Deixe o seu comentário