18/04/2013 8h53

Curso sobre Educação Fiscal vira requisito para nota de Direito no Cesmac

Cerca de 200 alunos de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) estão inscritos na formação.

 
Pollyana Lorsdleem: 'Curso vai ser importante para melhorar nosso conhecimento`
Com temas sobre tributação e cidadania, o curso de Disseminadores da Educação Fiscal vem conquistando públicos cada vez mais diversificados. Na edição atual, cerca de 200 alunos de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) estão inscritos na formação. A realização do curso servirá como avaliação da disciplina de Direito Tributário, ministrada pelo professor Williams Pacífico.

O professor conheceu o curso por intermédio de uma de suas alunas e resolveu incluir a formação no conteúdo da disciplina que leciona nas turmas concluintes. “Fui apresentado ao curso por uma de minhas alunas, a Pollyana, e verifiquei que o conteúdo estava ligado à temática das minhas aulas. Não tive dúvida alguma em inserir esse conteúdo como uma ferramenta de avaliação da disciplina”.

Promovido nacionalmente pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), o curso é realizado no Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE-AL) e Receita Federal. Já foram formados 3.298 disseminadores de Educação Fiscal em mais de 80 municípios alagoanos.

Aluna de Direito no Cesmac e estagiária do setor de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Pollyana Rodrigues Lorsdleem foi responsável pela divulgação do curso. A proximidade com a coordenadora da capacitação Silvia Jane – as duas trabalham no mesmo setor na Sefaz – despertou o interesse de Pollyana em aprender sobre o exercício fiscal. Inscrita no curso, resolveu convidar o professor e os amigos da faculdade para participar.

“Apresentei o curso ao meu professor e comecei a comentar com meus amigos, chamei várias pessoas e como é on-line muita gente quis participar. Meu professor se interessou e pediu que fizéssemos como avaliação”, explica Pollyana.

A importância do curso

Voltado para o entendimento da atuação do cidadão, o professor Williams Pacífico destaca que o curso é indispensável para a formação dos estudantes. “O tema Educação Fiscal se insere na prática da cidadania, especialmente quando essa prática é direcionada aos formadores de opinião, como é o caso dos estudantes universitários. Na verdade, entendo que esse tipo de iniciativa somente contribui para desmistificar a antiga ideia do Estado puramente arrecadador de impostos”.

Já Pollyana acredita que o curso aperfeiçoará alguns conteúdos pouco estudados na faculdade. “Nem sempre conseguimos aprofundar todo o conteúdo dado em sala de aula por conta do tempo. O curso vai ser importante para melhorar nosso conhecimento”, ressalta.

Os alunos serão acompanhados pelo professor ao longo dos quatro módulos ofertados pelo curso, com análises em sala de aula após o término de cada etapa. Além de discutir e tirar dúvidas, os alunos terão a oportunidade de expor as experiências e os temas envolvidos na formação.
TAGS:

Deixe o seu comentário