05/11/2012 8h55

Maceió é sede no próximo sábado, 10, do Dia da Economia Criativa

Evento reunirá especialistas renomados e turma talentosa focados na realização de projetos cultural e financeiramente viáveis

Economia Criativa é uma oportunidade de descobrir e gerir negócios rentáveis e autosustentáveis

Lis Nunes/Assessoria

A Economia Criativa – um dos assuntos mais em voga no momento –, surgiu da ânsia de fugir do comum e expressar exemplos reais de como a criatividade pode ser rentável. Propaganda, design, moda, arquitetura e web, para citar algumas, são áreas que “usam” da Economia Criativa como forma de realizar projetos palpáveis cultural e financeiramente. Com este pretexto, o DEC (Dia da Economia Criativa) reunirá, no dia 10 de novembro, uma turma talentosa para dividir experiências e apresentar cases de sucesso, no Auditório da Casa da Indústria, no Farol.

Ainda pouco conhecida em Maceió, a Economia Criativa é um excelente negócio que propaga criatividade e gera renda. “Pensando na possibilidade de apresentar para a capital alagoana um modelo de economia que faz o maior sucesso em cidades como São Paulo, por exemplo, o DEC foi criado para divulgar trabalhos de pessoas que encontraram na criatividade o alicerce que origina renda”, explica David Pacheco, designer e organizador do evento ao lado de Rafaela Calheiros.

Com uma programação que se estende ao longo do dia, o evento conta com palestras de diversos profissionais. Tânia Savaget – diretora de estratégia da Tátil Design e um dos nomes por trás da concepção criativa da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 -, é um dos grandes destaques. No currículo, Savaget tem especialidade em Branding pela PUC-RJ, e é professora de Branding e Design na pós-graduação de Design estratégico da ESPM-SP.

 

Henrique Nardi, outro palestrante, é criador do projeto “Tipocracia – estado tipográfico”, que desde 2003 promove a cultura tipográfica no Brasil. Nardi é professor de Tipografia nos cursos de pós-graduação em Design Gráfico e Design Editorial do Senac São Paulo e diretor da Associação de Design Gráfico do Brasil. O jovem talentoso Luis Otávio, de apenas 21 anos, também estará presente no DEC. Ele é um dos responsáveis por dar início ao movimento de crowdfunding no Brasil como editor e consultor do blog CrowdfundingBR. Além disso, é um dos nomes que encabeça o projeto Catarse, que já ajudou a viabilizar mais de 300 projetos criativos no país, modelo de financiamento viabilizado pela multidão que permite que indivíduos e organizações realizem seus projetos através da colaboração e do compartilhamento de recursos.

Entre os alagoanos, o designer Lucas Barros apresenta uma história de sucesso com a moda da sua AP401 que, neste ano, recebeu destaque em todo o país. Michel Rios e Janayna Ávila completam o time de talentos da nossa terra. A dupla é responsável pela Revista Graciliano – um dos cases de sucesso da Imprensa Oficial de Alagoas. Rios é editor de arte da publicação, além de trabalhar como fotógrafo, atuando também na empresa de filmes Olho Mágico. Ávila é jornalista e coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Com estes profissionais renomados, o DEC promete ser o maior sucesso. Em sua primeira edição, o evento traz para Maceió o que de melhor existe de Economia Criativa. Uma ótima oportunidade para jovens empreendedores conferirem de perto histórias inspiradoras. O evento será realizado no dia 10 de novembro, no Auditório da Casa da Indústria. As inscrições para estudantes e profissionais já estão sendo feitas pelo: www.dec.art.br. Mais informações: 82| 9606.8181 / 11| 98270.4131.

Deixe o seu comentário