21/11/2012 15h39

Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis se reúnem no Cinturão Verde

Encontro contou com a participação da Cooprel, Cooplum, Coopvila,Ceasb além de 14 representatnes da Ufal

Beleza de pavão passeando pelo Cinturão Verde da Braskem

Na segunda-feira, dia 19, aconteceu no Cinturão Verde a 3° edição da Oficina com as Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis de Maceió. O encontro contou com a participação de integrantes das cooperativas Cooprel, Cooplum, Coopvila, Ceasb, além dos representantes da Ufal envolvidos no projeto, da Braskem e da instituição responsável pela capacitação, a I & T. O evento tem como objetivo capacitar as Cooperativas, para uma atuação mais profissional, voltada para o aumento de renda de seus cooperados e ao mesmo tempo discutir e definir, juntamente com os facilitadores, uma proposta de adesão para os futuros contratos de coleta de lixo da Prefeitura de Maceió, que Inclua o trabalho de coleta seletiva já realizado pelas cooperativas do município.

Durante o evento foram abordados vários aspectos para o cenário a ser traçado juntamente com todos os envolvidos. Dentre eles, uma estruturação de valores, de necessidades e de conteúdo relevantes no dia a dia do catador. Temas como educação ambiental envolvendo os cooperados como multiplicadores, a conscientização sobre a importância da coleta seletiva através de uma comunicação em massa e a divulgação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntários) fizeram parte da discussão. Como também, o papel da indústria do plástico na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da Braskem, as oficinas são fundamentais para que as cooperativas de Maceió possam participar ativamente do processo de coleta de lixo na capital alagoana, possibilitando um aumento significativo da renda dos associados.

A próxima oficina acontecerá no inicio de dezembro e terá como meta o fechamento da proposta do contrato com base na necessidade da gestão de resíduos sólidos da capital do estado de Alagoas. “Por lei as cooperativas são isentas de licitação, o foco agora é estruturar o plano de ação e contar com o apoio do poder público que deverá beneficiar os Catadores de Materiais Recicláveis que realizam o trabalho de coleta seletiva em Maceió. Até então os cooperados trabalhavam essencialmente para os grandes geradores ou empresas privadas, o foco agora é atingir a demanda do público e profissionalizar cada vez mais a área, valorizando o/a catador (a) de materiais recicláveis como um ator relevante no compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos” ressalta Fabio Cardozo, monitor da Capacitação e Representante da I & T no evento.

Deixe o seu comentário