31/08/2012 8h16

Secretário de Segurança faz balanço do plano de segurança para empresários na Casa da Indústria

Maceió e Arapiraca são cidades escolhidas como laboratório para o Plano Nacional de Segurança

Secretário de Segurança Dário César detalha Plano de Segurança para os empresários
Assessoria/Fiea
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) recebeu, nesta quinta-feira, 30, a cúpula da Segurança Pública do Estado, que fez uma avaliação dos resultados obtidos desde a implantação do plano Brasil Mais Seguro – lançado em junho deste ano com o objetivo de reduzir os índices de violência em Alagoas, numa parceria com o governo federal.
O presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, convidou o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, para a reunião mensal da Diretoria da entidade, que teve ainda a participação do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira e do comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Barros Cavalcante. Na ocasião, Lyra ressaltou a importância de ações e investimentos que visam a tornar Alagoas um Estado “mais seguro para seus habitantes e as suas empresas”.
Conforme o secretário Dário César, tanto Maceió quanto Arapiraca – cidades escolhidas como laboratório para o Plano Nacional de Segurança – estão “respondendo à altura às ações do programa”. Ele afirmou, diante de lideranças empresariais alagoanas, que hoje a sensação de segurança é maior nesses dois municípios.
Durante a apresentação na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, o secretário mostrou estatísticas para comprovar que o plano está dando certo e que a população passou a confiar mais nos órgãos de Segurança Pública. Ele destacou a criação da Delegacia de Homicídios, que funciona 24 horas, com um equipe de 80 pessoas que se revezam na solução de crimes de homicídio.
“Em julho, 83% dos autores de homicídios foram identificados e em agosto esse índice foi de 60%, enquanto a média nacional é de 3% a 8%. Assim, nós combatemos a sensação de impunidade, que acaba estimulando o crime”, revelou. De acordo com Dário César, o investimento total do plano é de R$ 180 milhões, o que inclui, entre outras ações, a ampliação de vagas no Sistema Prisional e a instalação de um sistema de videomonitoramento na capital.
Quanto ao número de mortes, ele diz que houve redução, mês a mês, na comparação com os mesmos períodos do ano passado. A exceção foi fevereiro, mês do Carnaval. Em agosto de 2011, por exemplo, foram contabilizados 180 homicídios contra 155 computados até o dia 29 de agosto deste ano. “Depois de algum tempo, este será o ano em que serão registrados menos homicídios do que no ano anterior e Arapiraca vai sair do ranking dos municípios em que mais se mata”, ressaltou.

Deixe o seu comentário