14/08/2012 10h02

Dilma Roussef vem Alagoas para inaugurar nova planta de PVC e participar dos 10 anos da Braskem

Estado de Alagoas é palco do momento especial da empresa além de entrar para a história da petroquímica nacional

Nova planta de MVC (em destaque) que fornece a matéria prima para o processo de fabricação do PVC

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A vinda da presidente da República do Brasil, Dilma Roussef, a Alagoas, vai além da inauguração da segunda planta de MVC e PVC  da Braskem nesta sexta-feira, 17, no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, com capacidade de produzir 200 mil toneladas de PVC. Dilma também participará dos 10 anos da Braskem.

O Estado de Alagoas será o palco desse momento especial da Braskem que completa uma década de vida entregando a Alagoas e ao País mais uma unidade industrial focada na produção de PVC que contribuirá decisivamente para o crescimento socioeconômico autossustentado do Brasil. A entrada em operação dessa nova indústria petroquímica ajudará a balança comercial brasileira, diminuindo a necessidade de importação.

Alagoas, por sua vez, torna-se o maior produtor de PVC da América Latina. A produção da nova planta somada à primeira indústria de PVC já existente eleva a capacidade de produção para 460 mil toneladas podendo alcançar 500 mil toneladas de PVC. E dá um passo firme para a consolidação e expansão da cadeia produtiva da química e do plástico.

Novas empresas estão se instalando incrementando a cadeia produtiva da química e do plástico, a exemplo da Korr Plastik, Fibasa, Nordeplast e a Krona entre outras. Há expectativas de mais indústrias desembarcarem no Estado, como a Tigre e a Karina.

Então, a presidente Dilma Roussef, o governador Teotonio Vilela Filho, o presidente da Braskem Carlos Fadiga e todos alagoanos estarão descerrando a placa nesta sexta de um empreendimento fundamental para o País e que dará novo impulso à economia regional.

Na fase de construção da indústria, mais de 3.000 empregos diretos foram gerados, abrindo a oportunidade para milhares de jovens. Muitos tiveram a oportunidade pela primeira vez de trabalhar no empreendimento de tamanha envergadura por meio do Programa Acreditar, que capacitou e formou novos profissionais para o mercado.

E como não poderia ser diferente, a maioria dos jovens era do município de Marechal Deodoro, onde está instalado a nova fábrica da Braskem.

Hoje, a indústria já em fase pré-operacional emprega mais de 100 trabalhadores capacitados, a exemplo do jovem engenheiro de processo Francisco Sena, 25 anos.

 

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário