21/08/2012 10h09

Alagoas se destaca na produção do suco congelado de laranja lima

A fruta é fonte rica de vitamina C e fibras, além de possuir quantidades significativas de minerais como potássio e fósforo

Região do Vale do Mundaú é destaque na produção de laranja lima

Assessoria/Sebrae

A citricultura alagoana está concentrada na região do Vale do Mundaú, especialmente nos municípios de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares e Santana do Mundaú. Esse último é o maior centro de produção cítrica, com cerca de 90% da produção estadual.

Os benefícios da fruta, como o seu poder de vitaminas e fibras já era consenso, mas o suco congelado de laranja lima é uma novidade no mercado, já que apenas se produzia suco da laranja pera, mais comum e com sabor mais conhecido.

O Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja no Vale do Mundaú atende hoje cerca de 2,5 mil produtores. Aspectos como o solo e o clima favorável da região contribuem para que Alagoas, através dos citricultores – organizados em 40 associações e duas cooperativas regionais – possua 13 mil hectares de terra cultivados com laranjas lima e uma produção de 213 mil toneladas, anualmente.

A Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Alagoas (Cooplal) representa 15 comunidades e foi criada em junho de 2002, com o objetivo de comercializar as laranjas lima de Santana do Mundaú, mas acabaram descobrindo o mercado dos sucos congelados. Atualmente, a Cooperativa tem capacidade para produzir 200 litros de suco por hora.

Processamento

Após a colheita, as laranjas são postas em um tanque com água e cloro, para fazer a limpeza das frutas. Em seguida, são levadas para uma máquina extratora, que retira todo o caldo da fruta, e, através de um tubo, esse produto é levado para um tanque de resfriamento.

Depois de resfriado é misturada uma concentração de limão ao suco, são oito laranjas para cada limão. Esse processo de medição ainda é feito de forma manual, pois as laranjas são de tamanhos diferentes. E a inclusão do limão tem o objetivo de preservar o sabor da laranja, servindo também para o suco não estragar, já que funcionam como conservantes naturais.

Para finalizar, o produto é direcionado para uma máquina dosadora, que divide 150 ml para cada saquinho. Feito isso, a seladora lacra a embalagem. Cada saco produzido dura por três meses, após a data de fabricação.

Segundo Cristina Loureiro, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Alagoas, atualmente, a Cooplal conta com 48 cooperados e 20 associações de produtores rurais, somando mais de 500 citricultores. Por isso, é considerada uma das maiores produtoras de laranja lima do Brasil.

TAGS:

Deixe o seu comentário