17/09/2013 8h41

Ecoduvale é selecionada em edital de apoio a microindústrias lançado pela Desenvolve

Associação, que faz parte do APL Fruticultura do Vale do Mundaú, utilizará verba para construção de minifábrica de beneficiamento de frutas

Laranja Lima

A Associação Agroecológica do Vale do Mundaú (Ecoduvale), integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura do Vale do Mundaú, foi uma das aprovadas pelo Edital de Convocatória de Seleção de Propostas para Apoio a Microindústrias, lançado pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. Os R$ 60 mil disponibilizados pelo edital serão utilizados para o término da construção da minifábrica de beneficiamento de laranja lima orgânica, localizada no município de Santana do Mundaú, e para a aquisição das máquinas necessárias para o seu funcionamento.

A produção de frutas, principalmente da laranja lima, em grande quantidade e qualidade, foi o ponto decisivo para a realização de uma capacitação dos produtores na desidratação da fruta. Esse processo direciona a casca da fruta para a produção de doce seco, e faz surgir dois produtos de uma única fruta. A partir dessa capacitação os produtores da Ecoduvale iniciaram uma pequena produção artesanal, feita em casa, que comprovou o aprendizado.

“O potencial de venda das frutas desidratadas é grande e possui um valor agregado alto. O quilo da laranja lima desidratada está sendo vendido a R$ 36,00, considerado ainda um valor baixo, o que demonstra a viabilidade do negócio. Além disso, vale ressaltar ainda o perfil empreendedor deste projeto, que tem como objetivo implantar uma unidade de beneficiamento de frutas e outros produtos agroecológicos para a desidratação e produção de doces secos”, alega Valdelane Tenório, gestora do APL.

A pequena quantidade produzida tem servido para despertar o interesse de alguns compradores, como supermercados de Maceió e até de São Paulo. Entretanto, o mercado local ainda não pode ser atendido pela falta de uma produção contínua e a construção da minifábrica irá sanar essa dificuldade, aumentando a produção e agregando maior valor ao produto.

Há dois anos os produtores associados à Edocuvale decidiram iniciar a construção da minifábrica para a produção de doces secos, com investimento próprio. Sem a contribuição do Edital, o termino da construção levaria, no mínimo, mais dois anos.

O APL Fruticultura no Vale do Mundaú integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que é coordenado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrar/AL.

TAGS:

Deixe o seu comentário