Mesmo assim, entrar no mercado de trabalho não é fácil. Para garantir o seu espaço é preciso que você busque por qualificação e tenha diferenciais. Quer saber como se destacar e conseguir o emprego dos sonhos?!
Continue a ler e confira nossas dicas.
1) Invista em Educação Profissional
Com Cursos Técnicos e de qualificação, o ensino profissionalizante conta com atividades práticas que preparam o aluno para o mundo do trabalho e os mantém sempre atualizados e atentos às inovações e aos avanços da indústria.
Estudar em uma instituição de renome e ter uma formação vai te levar além, segundo a pesquisa de egressos SENAI 2020-2022, em que 1.841 empresas foram ouvidas, 76% dos ex-alunos dos cursos técnicos estão empregados, 51,4% trabalham na área em que se formaram e 93% das empresas dão preferência às pessoas que fizeram curso no Senai.
Por isso, não perca tempo, procure as áreas de seu interesse e não deixe de se capacitar para entrar de vez no mercado de trabalho!
2) Capriche no seu currículo
Após investir na sua educação, o próximo passo é montar um currículo assertivo e atraente para chamar atenção da empresa na qual você deseja entrar. Para isso, a Consultora de Carreira Polyana Barbosa trouxe dicas valiosas. Separe uma caneta e um caderninho e preste atenção:
- Coloque seus dados: nome, sobrenome e endereço de moradia (bairro, cidade e estado);
- Coloque um telefone ao qual você realmente vai atender;
- Coloque um e-mail profissional, nada de “gatinha@hotmail.com”;
- A foto não é mais obrigatória, mas caso você opte por colocar uma, tire uma foto mais profissional em um ambiente com fundo neutro e com uma roupa que mostre seu perfil responsável. Não use selfies ou fotos das redes sociais.
- Em relação à formação acadêmica: coloque a partir do 2° grau, caso tenha o 2° grau completo. Se você já tem a graduação, não coloque o 2° grau, ponha as informações da graduação para cima. Sempre colocando o que é mais atual para o mais antigo, o mesmo vale para as experiências profissionais;
- Coloque somente experiências que tenham relação com a vaga na qual você está se candidatando;
- Se você não tiver experiência profissional, não tem problema, coloque que está buscando a primeira experiência.
Vale sempre lembrar também que não pode haver mentiras no currículo, coloque quais são suas principais competências e o que você realmente consegue entregar.
Com o currículo bem organizado e depois de ter chamado a atenção daquela empresa tão desejada, a próxima etapa é a entrevista.
3) Vá bem preparado para a entrevista de emprego
Esperar por uma ligação, e-mail ou mensagem da empresa em que você se candidatou pode não ser fácil, mas quando o tão esperado momento chegar, esteja preparado. Polyana Barbosa separou algumas dicas especiais sobre como se comportar em uma entrevista de emprego. Confira:
- Quando a empresa entrar em contato com você, mantenha a calma e procure entender todas as informações;
- Esteja atento ao dia, horário e endereço do local da entrevista;
- Pontualidade é primordial, não se atrase;
- No que diz respeito às vestimentas, procure sempre uma relação entre a sua identidade profissional, pessoal e a empresa;
- Na hora da entrevista, respire fundo, tente falar pausadamente, mostre exatamente quem você é e passe informações verídicas.
Outra prática que pode fazer você se destacar e se sentir confiante na entrevista, é conhecer bem a empresa na qual você se candidatou. Procure saber quais são os serviços e produtos ofertados e quais são os objetivos, a visão e os valores da empresa.
Anotou as dicas para mergulhar no mercado de trabalho?! Clique aqui e veja todos os nossos cursos disponíveis, as matrículas já estão abertas. Quando você pensa no futuro, você escolhe o Senai!