01/07/2013 8h26

‘Como pagar menos tributos’ é tema de curso promovido pela Fiea

Curso será realizado no dia 10 de julho no miniauditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa

Consultor da CNI Vicente Sevilha

Os empresários precisam participar mais diretamente do processo de gestão tributária de seus negócios. Essa é uma das orientações do curso “Como pagar menos impostos?”, promovido em todo o País pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
O curso, que será realizado no próximo dia 10 de julho, no miniauditório do 1º andar da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, tem como objetivo fortalecer as lideranças empresariais e apresentar o Sistema de Representação da Indústria e sua atuação para defender a redução da carga tributária e a simplificação do Sistema Tributário Nacional.
De acordo com consultor da CNI Vicente Sevilha, que ministrará o curso, é arriscado os empresários não se envolverem com a gestão tributária, pois os custos com tributos estão entre os maiores das empresas. Chegam a quase 40% do faturamento. “Em geral, empresários e gestores acham que basta um bom contador para lidar bem com tributos. Mas esses profissionais podem deixar passar oportunidades de fazer um bom planejamento tributário”, destaca. “A solução é que os empresários estejam atualizados com as regras tributárias”, acrescenta.
A ideia do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos. O curso mostra como funciona cada um dos três principais regimes tributários que as empresas podem adotar: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. “Ao sair do curso, o empresário sabe o que fazer para identificar qual o melhor regime tributário para o seu negócio”, afirma Sevilha.
O consultor diz que um erro que as empresas costumam cometer é copiar o que outras empresas fazem. “Nisso, existem muitas armadilhas. Muitas empresas estão no modelo tributário errado e pagam mais impostos por isso”, alerta.
Outras informações, por meio do site www.fiea.org.br ou pelo telefone 2121-3011.
ASSOCIATIVISMO EMPRESARIAL
Além de informações para melhorar a gestão tributária, os cursos do PDA incentivam as empresas a atuar coletivamente, por meio da participação no Sistema de Representação da Indústria, composto por 1.300 sindicatos, 27 federações e pela CNI.
TAGS:

Deixe o seu comentário