16/05/2016 22h01

Parceria pode garantir jornada integral em escolas Sesi/Senai

Alunos de Arapiraca, de Penedo e de demais cidades vão ter acesso a escolas em tempo integral

Presidente da Fiea, José Carlos Lyra, apresenta as novas unidades do Sesi/Senai ao secretário de Educação, Luciano Barbosa, acompanhado por Thiana Feitosa e Eduardo Trindade
Uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) pode levar, aos municípios de Arapiraca e Penedo, escolas em tempo integral com alto nível de ensino e estrutura moderna, capaz de formar os melhores profissionais do mercado. Em breve, estudantes da rede pública das duas cidades poderão ter acesso ao ensino regular e profissionalizante.
Essa oportunidade está sendo analisada pelo governo, justificada pelo que prevê o Plano Nacional de Educação (PNE), que tem entre suas prioridades a oferta de educação em tempo integral de qualidade, em no mínimo 50% das escolas públicas de todo o País. Na última sexta-feira, 13, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, visitaram as unidades integradas Sesi/Senai daqueles municípios e discutiram a parceria.
“A ideia é utilizar nossos espaços para que a rede estadual ofereça o ensino médio em um horário e, no outro, os jovens possam fazer um curso técnico, por meio do Senai. Eles teriam direito a alimentação e a uma ajuda de custo para o transporte”, explicou José Carlos Lyra, que aposta na parceria com o Estado para assegurar aos jovens a oportunidade de formação técnica qualificada.
A escola Sesi/Senai de Arapiraca está sendo construída no bairro Primavera e deve ficar pronta em agosto. Em Penedo, a unidade integrada foi inaugurada em 2014. Ambas contam com laboratórios, salas de aula espaçosas e climatizadas, área de esportes e refeitório. Devido aos cortes no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), há capacidade para absorver alunos da rede estadual.
“É fantástico o que eu vi aqui. Precisamos trabalhar para abrir as portas do mercado de trabalho aos jovens e mostrar, na prática, o que eles aprendem em sala de aula, por exemplo, em disciplinas como Física e Matemática. Vamos conversar para, juntos, definirmos como funcionará a nossa parceria”, destacou o secretário Luciano Barbosa.
O diretor regional do Senai, Marben Loureiro, acompanhou o encontro entre José Carlos Lyra e o secretário de Educação. Em Arapiraca, acompanharam a visita a coordenadora da Unidade Integrada, Thiana Feitosa, e o gerente do Senai no município, Eduardo Trindade.
TAGS:

Deixe o seu comentário