06/06/2020 13h09

Momentos de renovação, reflexão e entretenimento marcam a Semana da Arte & Cultura UMJ

Evento contou com salas virtuais temáticas, divididas entre os eixos de reflexão, abrangendo representantes das religiões

Lives também ajudam a impulsionar a cultura

 

Em meio à pandemia e ao consequente isolamento social, manter a saúde física e mental é um dos grandes desafios. Com objetivo de proporcionar momentos de descontração, reflexão e renovação, o Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ promoveu, no período de 1º a 5 de junho, das 19h às 22h, a Semana da Arte & Cultura UMJ. Durante o evento, alunos e colaboradores participaram de atividades, realizadas de forma remota, com diferentes temáticas. “Depois de dois meses em isolamento, a nossa mente e nosso corpo pedem uma pausa. A UMJ se preocupa com o seu aluno e seu colaborador. Esse evento foi feito para eles e por eles, visando contribuir para driblar os desafios do isolamento social”, destaca Fátima Lippo, Pró-reitora de Extensão.

O evento contou com salas virtuais temáticas, divididas entre os eixos de reflexão (momentos religiosos com representantes da Igreja Católica, Evangélica, Doutrina Espírita e das religiões Afro-Brasileiras), Arte e Cultura, Bem-estar Físico, Jogos Digitais, Música, Alimentação, Bem-estar Mental, Pintura e Banco de Talentos. A estudante Brenda Vianna, do 5. ° período do curso de Direito, aproveitou o momento para descansar a mente das atividades acadêmicas. “Eu adorei o momento, participei das salas de Bem-estar, Música e Alimentação. Foram momentos incríveis! Um dos mais legais foi o karaokê, onde me diverti bastante”, comenta.

A sala Bem-estar Físico promoveu atividades físicas de fácil acesso e treinamentos funcionais. O educador físico e professor da UMJ, Rafael Braga, foi um dos facilitadores do momento e destaca que “o evento nos ajudou a recuperar a energia para seguirmos firmes e fortes nesse momento”. Sentimento compartilhado pelo estudante do 9.° período de Arquitetura e Urbanismo, Douglas Henrique Barbosa, que também participou da sala de Bem-estar Físico. “Nossa rotina diária mudou bastante com tudo o que está acontecendo. Meu curso, particularmente, está com uma rotina de trabalhos muito extensa e uma semana como essa nos ajuda a aliviar um pouco as preocupações”, conta.

A sala Alimentação reuniu receitas de massas frescas como, massa tradicional, massa com beterraba e massa com tinta de Lula, além da oficina de pão de queijo mineiro. “Gastronomia é cultura, é arte! Costumo dizer que cozinha tem o poder de nos aproximar, independente da distância, uma característica muito importante para esse momento”, reforça Tina Purcell, coordenadora do curso de Gastronomia. O “Forrozando com a Nutrição” foi uma das temáticas da sala de Música, que contou com participação dos alunos do curso de Nutrição. “Apesar de tudo que estamos vivendo, a cultura não pode se perder. Participei do Forrozando como se estivesse em um evento presencial e adorei o momento. A UMJ pensa em tudo!”, relata Brenda Brandão, estudante do 3.° período.

A sala “Banco de Talentos” promoveu um momento de divulgação dos talentos UMJ como, por exemplo, Adla Rocha da Silva, estudante de Marketing UMJ, que encantou os participantes com seu voz e violão. “Eu agradeço o convite e adorei participar desse momento, onde pude interagir, descontrair e proporcionar alegria para outras pessoas”, conta. A sala Arte e Cultura contou também com oficinas como produção de flores de papel para decoração de ambientes, festas ou forminhas para docinhos, e lettering com cordão de malha para decoração de bolsas, chapéus e caixas. “Realizamos artes manuais com materiais que encontramos em casa e materiais de fácil acesso, foi ótimo ver o interesse de todos”, destaca a professora  Camila Siqueira.

O evento foi encerrado com a live de Maria Clara Clark, aluna do curso de Odontologia, que apresentou ao público do @umjoficial seu voz e violão com um repertório cheio de romantismo.

TAGS:

Deixe o seu comentário