04/08/2014 14h56

Autorretratos de Cajá dos Negos estão em cartaz em mostra fotográfica da comunidade

A mostra, com imagens da comunidade, está em cartaz no Telecentro Comunitário, na área central do povoado localizado no município de Batalha

Jovens participam e se interessam pelo conhecimento do dia a dia da comunidade

A comunidade quilombola Cajá dos Negros apresenta, entre os dias 3 e 13 de agosto a exposição Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas, resultado das oficinas de fotografia digital realizada em dois finais de semana no povoado, localizado no município de Batalha, Sertão alagoano. A mostra, com imagens da comunidade, está em cartaz no Telecentro Comunitário, na área central do povoado.

Ao todo vinte e cinco participantes, entre crianças e adolescentes, produziram um conjunto fotográfico apresentando os aspectos culturais, sociais e o cotidiano do povo quilombola sertanejo. A exposição é composta de trinta fotografias, vinte e cinco imagens produzidas pelos participantes das oficinas e cinco que mostram o trabalho dos bastidores.

Durante a montagem da exposição, fotógrafos, visitantes e personagens fotografados não escondiam a emoção do encontro com as imagens impressas. Com 74 anos, Honorato Leite da Silva revelou a satisfação de se ver na foto produzida pela neta, Mickaelly Amabile. “A vida da gente é marcada por muitas passagens. Nasci e me criei aqui e nunca tinha vivido uma experiência dessas, estou muito feliz de ter sido lembrado e fazer parte da história do Cajá dos Negros”, disse.

O grupo produziu durante dois finais de semanas de oficinas na comunidade mais de três mil fotografias. Material que foi entregue em DVDs aos participantes. O cenário rural, a agricultura familiar, a produção leiteira, as serras, a vegetação, os animais e as pessoas, de todas as gerações, fazem parte do acervo fotográfico construído pelos participantes do projeto Autorretrato Nordeste.

“Acompanhei as atividades de perto e me emocionei muito quando vi todas as fotografias, ficou lindo! Gostei demais do resultado, mostrou que os participantes se dedicaram e foram capazes de produzir fotos bem feitas. A nossa comunidade está bem representada”, declarou Marivalda Leite da Silva.

Entre os participantes, a alegria generalizada pelo resultado. Carlos Eduardo afirmou sem modéstia que sua fotografia – um cavalo caramelo – era a mais bonita do conjunto. “Vou colocar a minha fotografia no meu quarto, quero olhar para ela todos os dias. Tenho um cavalo e gosto muito dele, como eu gostei desse retrato”, afirmou.

Ane Evelyn Pereira enfatizou o trabalho coletivo. “O que gostei, além aprender a usar a máquina e fotografar foi ver as fotos de todos do grupo montadas aqui no Telecentro, com as nossas famílias e amigos visitando, estou orgulhosa da minha comunidade e das pessoas que participaram do projeto”, revelou.

Patrocinado pelo Ministério da Cultura, o projeto foi contemplado Prêmio Artes Negra da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mais informações na página retratonordeste.com.

TAGS:

Deixe o seu comentário