28/10/2023 10h45

Exibição de filmes e papo com diretoras: última sessão do Punho Cineclube no Arte Pajuçara

Encontro é gratuito e tem início às 14h, no Centro Cultural Arte Pajuçara

 

Retalhos, da alagoana Beatriz Jatobá, é um dos filmes exibidos na programação

Filmes alagoanos dirigidos por mulheres e muito bate-papo com as realizadoras das obras. É desse jeito que vai acontecer a última sessão do Punho Cineclube, neste sábado (28), a partir das 14h, no Centro Cultural Arte Pajuçara. O encontro é gratuito e aberto à população.

A sessão da vez será com os curtas Retalhos (2020), de Beatriz Jatobá, Relato Número 1 (2020), de Elizabeth Caldas, e Estação Aquarius (2019), de Flávia Correia, Ticiane Simões, Rayane Góes, Jairis Meldrado, Fernando Brandão e Levy Paz. O encontro é o sexto realizado pelo Cineclube, que visa promover diálogos a partir de obras dirigidas por mulheres, com ênfase na produção alagoana.

“Ter esse espaço de troca e exibição de filmes dirigidos por mulheres, e de Alagoas, é um privilégio enorme. É um espaço que a gente tem que ter e precisa ocupar cada vez mais. Meu filme foi feito durante a pandemia, não teve sessão presencial. Todas as mostras, festivais e debates pelos quais ele passou foram online, então ter a possibilidade de vê-lo no cinema, coletivamente, numa sessão presencial, está sendo uma emoção dobrada”, comenta Elizabeth Caldas.

O projeto é desenvolvido pelo Punho, coletivo alagoano que atua desde 2019 pela difusão, organização e fortalecimento de uma rede de mulheres da imagem no estado. Ao se somar a outras iniciativas que vêm movimentando a cultura cineclubista em Alagoas, o Punho Cineclube busca se constituir, sobretudo, como um espaço de visibilidade e de debate da produção audiovisual local, colocando as obras de mulheres e as questões de gênero no centro da discussão.

 

O Punho Cineclube é realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC) — VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas — Prêmio Pedro da Rocha, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e conta com o apoio do Centro Cultural Arte Pajuçara.

 

Para acompanhar esse e outros projetos do Punho Coletivo, acesse o instagram @punhocoletivo.

 

Serviço:

Sessão Punho Cineclube

Onde: Centro Cultural Arte Pajuçara

Data: 28/10

Horário: 14h

 

Entrada gratuita (espaço sujeito à lotação)

TAGS:

Deixe o seu comentário