21/08/2015 13h33

Dia Nacional da Construção Civil acontece no sábado

Colaboradores do segmento terão acesso a serviços de saúde, lazer e cidadania, e contarão, ainda, com atendimentos de orientação empresarial do Sebrae

Construção civil

A 9ª edição do Dia Nacional da Construção Civil (DNCS) – o mais importante evento na área de responsabilidade social da indústria da construção – será realizada neste sábado (22), das 9h às 13h, na Unidade Sesi Tabuleiro, localizada no Distrito Industrial de Maceió. Com o tema “Família: o alicerce de tudo o que se constrói na vida”, os colaboradores do segmento terão acesso a serviços de saúde, lazer e cidadania, e contarão, ainda, com atendimentos de orientação empresarial do Sebrae em Alagoas.

A expectativa dos organizadores é atingir um público de mais de três mil pessoas, entre trabalhadores da construção e familiares. De acordo com Patrícia Farias, coordenadora de Responsabilidade Social da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), a presença do Sebrae como parceiro do evento partiu da necessidade de proporcionar orientações sobre empreendedorismo ao público.

“Avaliando o perfil dos participantes do DNCS, percebemos que muitos dos nossos colaboradores ou familiares possuem pequenos negócios, como salões de beleza, mercadinhos, entre outros. Por isso, inserir o Sebrae no evento será importante para quem deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou para quem quer obter mais informações sobre o mundo dos negócios”, afirmou Patrícia Farias.

Para atender esse público, o Sebrae em Alagoas vai disponibilizar uma van itinerante para prestar atendimento e realizar palestras, no próprio sábado, e também indicar capacitações ou outras soluções de seu portfólio aos empreendedores, de acordo com as demandas levantadas.

“Prestaremos os serviços de orientação empresarial e formalização do Microempreendedor Individual (MEI). Já as palestras serão realizadas às 9h e às 10h, sobre ‘Vantagens da formalização’ e ‘Empreendedorismo’, respectivamente”, destacou Carl Broad, analista da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) do Sebrae em Alagoas.

Programação

Além desses serviços, os participantes poderão contar, de forma gratuita, com atendimentos médico e odontológico; vacinação; emissão de documentos como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); corte de cabelo; orientações sobre Aids, drogas e dengue. Para as crianças, haverá sorteio de brinquedos, distribuição de lanches e oficina de desenho.

Em consonância com o tema do DNCS, a organização local vai promover um casamento coletivo para 50 casais, em parceria com a Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Também haverá serviços de divórcios, para aqueles que quiserem formalizar sua situação.

A festa será comandada pelos vencedores do projeto “Talentos da Construção Civil”, ação que faz parte do calendário de eventos culturais da Ademi e do Sinduscon, e visa promover a cultura entre os trabalhadores da construção civil, revelando compositores e intérpretes.

Realizado nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Alagoas, a ação é promovida pela Ademi e pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sebrae em Alagoas.

Dia Nacional da Construção Social

Criado em 2007, o Dia Nacional da Construção Social é fruto de uma parceria entre a CBIC e suas entidades associadas em todo o território nacional, após a experiência pioneira realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil em Pernambuco.

Considerado o evento mais importante de responsabilidade social empresarial no segmento da construção no Brasil, a edição deste ano será realizada simultaneamente em 35 cidades do país.

Deixe o seu comentário