06/05/2013 10h17

Mercado imobiliário perde fôlego em nível nacional. Preços dos imóveis começam a desacelerar

Próximos meses serão vitais para saber como se comportará o mercado imobiliário, principalmente, aqui, na capital alagoana

Mercado imobiliário começa a desacelerar derrubando preço dos imóveis

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Ainda não se sabe se é tendência ou apenas um soluço. A verdade é que o mercado imobiliário dá sinais de desaquecimento nas últimas semanas. Em nível nacional, o preço dos imóveis desacelerou na capital paulista e em Recife. O que representa um claro sinal de que o período de expressivas altas proporcionado ganhos espetaculares com imóveis passou.

Essa notícia tem efeito díspares, principalmente, confirme-se a previsão de queda no valor dos imóveis. É uma informação negativa para quem apostou ganhar mais com o negócio de imóveis. Por outro lado, é uma boa nova para quem deseja adquirir o imóvel com o intuito de moradia.

Embora haja sinais de queda, passa-se longe a bolha imobiliária tão apregoada por muitos. O Brasil não tem costume de investimentos em derivativos como nos EUA, o que levou ao fenômeno bolha imobiliária. Lá, diferentemente daqui, havia um forte movimento baseado em dinheiro farto de levantar-se financiamento (captar empréstimo) por meio de hipotecas imobiliárias. O americano dava a casa ao agente financeiro como garantia pelo empréstimo.

Parte do dinheiro é para comprar a própria casa para moradia. Outra parte era para outros investimentos. Resultado: quando a economia arrochou, e não havia mais dinheiro para pagar o empréstimo, ocorreu todo aquele desastre fiscal. Os americanos tentaram a todo custo entregar o imóvel pelo financiamento, o que levou a superoferta de imóveis no mercado pois não havia compradores, uma vez que os bancos também tentavam a todo custo livrar-se do imóvel [que por bom tempo virou um mico].

Um cenário que, por enquanto, ainda não se consegue visualizar por aqui, no Brasil.

Em Maceió, por exemplo, o que existe [ ou melhor está começando] é uma superoferta de imóveis, principalmente, de apartamentos em determinados segmentos. Também é perceptível a redução no lançamento de imóveis de padrão alto luxo, o que indica que esse mercado está ficando saturado.

Também houve a explosão ultimamente de lançamentos de imóveis comerciais. Os próximos meses serão vitais para saber como se comportará o mercado imobiliário local.

 

 

Deixe o seu comentário