“Cuidado feito à mão” foi o slogan escolhido para a nova edição do Maceió Rosa, campanha da Prefeitura de Maceió que busca conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama. A partir desta terça-feira (02), camisetas estampadas com a arte que simula o bordado em ponto cruz começaram a ser vendidas na loja montada no Parque Shopping. O horário de atendimento é das 10h às 22h. No estande do Maceió Shopping, a venda das camisetas começou na segunda-feira (1º).
“Muito bacana ter o apoio do Parque Shopping, mais um parceiro que abriu essa loja para a campanha do Maceió Rosa. Aqui serão comercializadas as camisetas com o tema “Cuidado feito à mão” e toda a renda irá para as instituições que participam da campanha e que estarão esperando os maceioenses e turistas com uma programação extensa, que começa nesta quarta-feira (03), e segue até o final do mês”, disse a primeira-dama Tatiana Palmeira, coordenadora do Maceió Rosa.
A camiseta custa R$ 25,00 e toda a renda da venda das peças será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa, instituições parceiras do Maceió Rosa, e que, durante todo o ano, realizam um trabalho de apoio às mulheres diagnosticadas com a doença. As camisas podem ser adquiridas em dinheiro ou no cartão de débito.
“Essa renda é muito importante, pois ajuda na divulgação e na continuidade dos nossos trabalhos que acontecem através das palestras de prevenção e conscientização, no translado de mulheres em cuidados paliativos, medicação e combustível. Toda a renda é revertida para as mulheres que cuidamos”, pontuou Myrtha Nunes, coordenadora da Casa Rosa.
Na oportunidade, Myrtha frisou que a formação de parcerias é muito importante. “Ter a Prefeitura de Maceió e outras instituições apoiando a campanha é fundamental. Quando vários órgãos se mobilizam, a divulgação para a prevenção e conscientização só tende a aumentar. Agradecemos a iniciativa do Município de ter doado a marca da campanha, que por sua vez vem fortalecer as entidades envolvidas”.
Criada em 2014, a campanha Maceió Rosa ganhou nova edição dia 1º de outubro. Durante todo o mês serão realizadas ações em diferentes locais da cidade para conscientizar e alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. As unidades de saúde do Município também estarão mobilizadas para este atendimento.
A dona de casa Mônica Lima conheceu o trabalho das instituições por causa da irmã que teve câncer duas vezes. “Além do apoio familiar, tivemos o apoio do grupo Renascer e demais ONG´s que ajudam as mulheres que precisam de atendimento pelo SUS. O trabalho delas é muito importante, porque não recebem muita ajuda e quando alguém adquire uma camisa, ajuda na continuação desse trabalho. Você se torna um apoiador, pois além de vestir a camisa, as pessoas irão ver a importância da prevenção”, pontuou.
Jeane Roberto, do Grupo de Mama Renascer, destacou que a renda da venda das camisetas ajuda a suprir muitas necessidades da ONG. “Sobrevivemos das vendas do brechó, então a campanha vem para nos ajudar a pagar nossas contas. Torcemos para que consigamos vender muitas unidades para tentarmos conseguir comprar o carro que a ONG tanto necessita”, disse.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer também será beneficiada com a ação da Prefeitura. “O Município vem nos ajudando em tudo, desde a divulgação, dando repercussão ao nome da entidade, bem como financeiramente com a venda dessas camisetas. Vimemos dessas doações, dessas atividades. Depois que a Prefeitura entrou com a campanha, foi fantástico para o nosso trabalho”, afirmou Jane Falcão, uma das voluntárias da entidade.
Alerta
No Brasil, somente em 2018, o câncer de mama registrou quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O principal alerta é o chamamento da mulher de Maceió para a realização dos exames de mamografia, de modo que mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde, são convidadas a procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia. O procedimento é realizado em uma das clínicas contratualizadas pela SMS que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS).