18/08/2017 16h47

Lançado edital para estudos do Projeto ‘Maceió Mais Inclusiva’

Edital lançado pela IABS aceita propostas de empresas até 25 de agosto, para análise da utilização de resíduos das cadeias do sururu e da pesca

Logo do Projeto 'Maceió Mais Inclusiva'
 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) divulgou, nesta terça-feira (15), o edital para processo seletivo de empresas que desejem executar o estudo para utilização de resíduos das cadeias produtivas do sururu e da pesca, dentro dos objetivos do projeto ‘Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular’.

O projeto  busca encontrar novos  vetores de desenvolvimento para as diferentes atividades econômicas relacionadas com o extrativismo do sururu. O objetivo é desenvolver atividades de aproveitamento para as cascas do sururu e outros resíduos após o processamento do pescado. Algumas das linhas de atuação possíveis seriam utilização destes resíduos para fabricação de ração animal e  produção de  insumos para a agricultura. Existem também a possibilidade  da utilização destes resíduos na construção civil, na produção de biomassa, geração de energia e possíveis outros usos, que serão também identificados neste estudo para o qual foi lançada a seleção.

Este diagnóstico vai indicar as possibilidades e balizar as decisões a serem tomados pelo Comitê Gestor do projeto ‘Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular’ no intuito de promover o desenvolvimento na cidade de forma equilibrada e tendo como pontos de atenção o respeito ao meio ambiente, a construção de uma sociedade mais justa e a valorização de atividades tradicionais de parte de nossa população, que são a pesca de mariscos e de pescados.

Outra  importante e decisiva contribuição, com forte impacto na indústria do turismo, é o aumento da qualidade e sanidade dos mariscos e pescados consumidos no Estado, a padronização e higienização dos preços de venda, o aumento dos canais de comercialização e ainda o fortalecimento da gestão de negócios sociais, dentre outros.

O projeto ‘Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular’ foi aprovado em novembro de 2016, no formato de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – através do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin) – e executado pelo IABS. Conta com parceiros do poder público, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, e na iniciativa privada, como Braskem e Sebrae em Alagoas.

Como participar

O envio de propostas segue até 25 de agosto. Os interessados devem acessar o site do IABS (iabs.org.br) para verificar as exigências e detalhes do Termo de Referência que atua como edital. As propostas das empresas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção e será escolhida aquela que melhor atender ao descrito no documento.

As propostas físicas com os documentos de comprovação devem ser recebidas pelo IABS no endereço: SHIS QI 05, Conjunto 10, Casa 01, Lago Sul, Brasília – DF CEP 71.615-100, ou, digitalizadas, pelo e-mail iabs@iabs.org.br até às 10h do dia 25 de agosto de 2017. A abertura das propostas e seleção será feita às 17h do mesmo dia.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Deixe o seu comentário