O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) divulgou, nesta terça-feira (15), o edital para processo seletivo de empresas que desejem executar o estudo para utilização de resíduos das cadeias produtivas do sururu e da pesca, dentro dos objetivos do projeto ‘Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular’.
O projeto busca encontrar novos vetores de desenvolvimento para as diferentes atividades econômicas relacionadas com o extrativismo do sururu. O objetivo é desenvolver atividades de aproveitamento para as cascas do sururu e outros resíduos após o processamento do pescado. Algumas das linhas de atuação possíveis seriam utilização destes resíduos para fabricação de ração animal e produção de insumos para a agricultura. Existem também a possibilidade da utilização destes resíduos na construção civil, na produção de biomassa, geração de energia e possíveis outros usos, que serão também identificados neste estudo para o qual foi lançada a seleção.
Este diagnóstico vai indicar as possibilidades e balizar as decisões a serem tomados pelo Comitê Gestor do projeto ‘Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular’ no intuito de promover o desenvolvimento na cidade de forma equilibrada e tendo como pontos de atenção o respeito ao meio ambiente, a construção de uma sociedade mais justa e a valorização de atividades tradicionais de parte de nossa população, que são a pesca de mariscos e de pescados.
Outra importante e decisiva contribuição, com forte impacto na indústria do turismo, é o aumento da qualidade e sanidade dos mariscos e pescados consumidos no Estado, a padronização e higienização dos preços de venda, o aumento dos canais de comercialização e ainda o fortalecimento da gestão de negócios sociais, dentre outros.
O projeto ‘Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular’ foi aprovado em novembro de 2016, no formato de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – através do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin) – e executado pelo IABS. Conta com parceiros do poder público, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, e na iniciativa privada, como Braskem e Sebrae em Alagoas.
Como participar
O envio de propostas segue até 25 de agosto. Os interessados devem acessar o site do IABS (iabs.org.br) para verificar as exigências e detalhes do Termo de Referência que atua como edital. As propostas das empresas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção e será escolhida aquela que melhor atender ao descrito no documento.
As propostas físicas com os documentos de comprovação devem ser recebidas pelo IABS no endereço: SHIS QI 05, Conjunto 10, Casa 01, Lago Sul, Brasília – DF CEP 71.615-100, ou, digitalizadas, pelo e-mail iabs@iabs.org.br até às 10h do dia 25 de agosto de 2017. A abertura das propostas e seleção será feita às 17h do mesmo dia.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.