08/05/2015 11h24

Espetáculo encanta crianças e jovens atendidos pela Apae

Linguagem lúdica encantou portadores de necessidades especiais dentro da programação para a semana do Dia das Mães

Alegria e distração nos espetáculos apresentados as crianças e aos jovens

Petrônio Viana

ASCOM-FTV

Dentro das comemorações pela semana do Dia das Mães da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), crianças e jovens atendidos pela instituição receberam nesta quarta-feira (6) lições de sustentabilidade e práticas de preservação do meio ambiente. Com uma linguagem lúdica e divertida, o espetáculo infantil “Etzito – Um Amigo de Outro Planeta”, conseguiu atrair a atenção do público e explicar a importância da limpeza de rios e mares, da separação do lixo e da reciclagem. 

As apresentações, promovidas pela Fundação Teotônio Vilela (FTV) dentro do projeto Teotônio Vai às Escolas, aconteceram nos núcleos da Apae nos bairros do Farol e Centro, pela manhã e à tarde. As aventuras de Etzito, que, após a destruição de seu planeta pela poluição, torna-se um Agente Interplanetário de Despoluição Ambiental e começa a ajudar os humanos a preservar a Terra, são encenadas pelos contadores de histórias Flora e Alecrim.

Para a psicóloga Lizandra Correia, coordenadora do núcleo do Farol, o espetáculo serviu para demonstrar a evolução dos pacientes, que demonstraram reações positivas durante a encenação. “Enquanto acontecia a apresentação, nossas monitoras puderam observar as reações deles a esse estímulo à imaginação. Estamos realmente muito satisfeitas porque o espetáculo conseguiu prender a atenção deles do começo ao fim. Foi excelente”, avaliou. Em Maceió, a Apae atende cerca de 2.500 crianças, jovens e adultos, sendo 250 no núcleo do Farol.

Ao final da apresentação, familiares e pacientes ganharam exemplares do gibi “As Aventuras de Etzito em Maceió”, que, além da história em quadrinhos, traz atividades educativas e exemplos de boas práticas ambientais. Exemplares do livro infantil “Etzito – Um Amigo de Outro Planeta”, da escritora paulista radicada em Alagoas Adriana Manolio, também foram doados à instituição.

A diretora-presidente da FTV, Janice Vilela, comemorou o sucesso das apresentações lembrando a importância da inclusão das pessoas com necessidades especiais a partir do empenho da sociedade civil. “Nós, que fazemos a Fundação Teotônio Vilela, buscamos fazer o melhor para chegar a essas pessoas. Fico extremamente feliz e realmente emocionada por conseguirmos levar o riso e a descontração para a vida desses jovens e dessas crianças, além, é claro, da mensagem da preservação ambiental”, destacou.

TAGS:

Deixe o seu comentário