27/09/2013 15h43

Câmara de Maceió homenageia o presidente da Fiea

A honraria foi entregue durante sessão solene realizada no plenário da Casa de Mário Guimarães na manhã desta sexta-feira, dia 27

Presidente da Fiea, José Carlos Lyra, recebe homenagem ladeado pela deputada federal Rosinha e vereador Tereza Nelma
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, foi um dos sete agraciados com a Comenda Gerônimo Ciqueira, concedida pela Câmara Municipal de Maceió. A honraria foi entregue durante sessão solene realizada no plenário da Casa de Mário Guimarães na manhã desta sexta-feira, dia 27.
A Comenda é um reconhecimento a pessoas e entidades que se destacam no cuidado e na defesa das pessoas com deficiência. A sessão foi convocada pela vereadora Tereza Nelma, que criou a honraria em 2007. O nome do industrial José Carlos Lyra foi indicado pelo vereador Davi Davino.
“Acredito que o grande mérito desta comenda está no trabalho social desenvolvido pelas Entidades da Indústria as quais tenho a satisfação de dirigir no Estado [Fiea, Sesi, Senai e IEL]”, destacou o empresário.
Como exemplo, ele citou o Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que em Alagoas é referência nacional e já capacitou, gratuitamente, cerca de 2.500 pessoas com deficiência; o Programa de Valorização das Diversidades da Fiea; o atendimento a alunos surdos nas escolas Sesi por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); entre outras ações de inclusão do Sistema Fiea.
A vereadora Tereza Nelma ressaltou o valor da homenagem. “A sociedade já mudou muito nos últimos anos em relação às necessidades especiais, mas ainda temos muito que melhorar e por isso reconhecer essas pessoas é muito importante”, afirmou.
Além de José Carlos Lyra, foram agraciados Ana Regina Tenório Peixoto, Maria da Penha de Melo, Zesilda Pereira da Silva Acyoly, Jorge Luiz Silva, Jailton André da Silva, Jocelino de Araújo.
Tereza Nelma destacou que tratar pessoas especiais com indiferença ou com desrespeito são formas de preconceito, previstas na Constituição do Brasil. E que é preciso defender os direitos de inclusão na sociedade, pois todos são produtivos e capazes, e querem apenas uma oportunidade. “A sociedade já mudou muito nos últimos anos em relação às necessidades especiais, mas ainda temos muito que melhorar e por isso reconhecer essas pessoas é muito importante”, afirmou.
A comenda leva o nome do ex-vereador Gerônimo Ciqueira, que foi presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Alagoas (Adefal) e morreu de problemas respiratórios no exercício do primeiro de mandato de deputado federal, em 2007. Gerônimo sofria de talidomida, uma doença congênita que prejudica a formação dos membros e é fruto do uso do medicamento de mesmo nome, que deve ser evitado na gravidez.
TAGS:

Deixe o seu comentário