14/05/2012 10h31

Impasse político na Grécia derruba bolsas; e ganho menor na renda fixa trava investidores

Bovespa abriu pregão nesta segunda-feira em forte baixa repercutindo a crise europeia

Renda Fixa não é garantia de melhor rendimento no futuro

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A semana começou bastante turbulenta com as notícias vindas da Grécia. O acordo financeiro fechado com a União Europeia e Fundo Monetário Internacional pode ir por água abaixo com os resultados das eleições para o Parlamento. Os políticos que signataram o acordo foram derrubados pelo voto popular.

Com isso, a Grécia sinaliza ao mercado  que o que fora acordado pode não ser vingado. Resultado: o mercado está rebuliço com a possibilidade de os credores saíram no prejuízo.

Aí, o efeito manada já se sabe. As bolsas iniciaram esta segunda-feira em forte queda causando calafrios nos investidores de mundo afora

E o Brasil também está sendo contaminado. Depois de um semestre com ganhos consideráveis, a Bovespa começa a devolver os ganho. Fechou abril negativa. E neste mês mês de maio, o panorama não é confortável. Já no vermelho no acumulado do mês.

O brasileiro investidor nato está atravessando um momento nada interessante, principalmente, após a queda da taxa de juros. Deve está se perguntando: para aonde ir em época de juros baixos e ações em queda.

Reposta objetiva ninguém possui. Contudo, tem-se que investir pensando em longo prazo. Quem pensar no curto prazo, está correndo risco elevado.

Deixe o seu comentário