27/02/2012 8h48

Governo Federal acena com R$ 65 bilhões para as agroindústrias aumentarem a oferta de etanol

Presidente Dilma considera absurdo o País não produzir volume suficiente de biocombustível para abastecer o mercado interno

 

Agroindústrias deverão receber incentivo para elevar ainda mais a produção de etanol

 

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O Governo Federal acenou com mais um empurrão (liberação de recursos) para o setor sucroalcooleiro nacional. Motivo: quer expandir a oferta de etanol nos mercados interno e externo. E o pacote é generoso. Há um estudo prevendo a liberação de R$ 65 bilhões para ampliar a área de cana-de-açúcar em todas as regiões e assim elevar o volume de etanol.

A presidente Dilma Roussef considera um absurdo o País não aproveitar a derrubada da taxação americana sobre o etanol brasileiro, e mais ainda, o fato de a produção nacional não está sendo suficiente para abastecer a frota brasileira.

Os empresários do setor sucroalcooleiro aproveitaram a ocasião e querem mais. Querem o corte dos impostos na cadeia produtiva sucroalcooleira. Dizem que a eliminação dos impostos pode impulsionar a produção.

Será que com tal ajuda (via BNDES), o setor sucroalcooleiro alagoano voltará a ampliar a área de plantio?

Nas entrevistas, o setor fala que não há mais área disponível para cana-de-açúcar. Mas, com uma mãozinha do poder público, esse discurso pode mudar.

Deixe o seu comentário