22/04/2023 10h17

Governo estuda ampliação de serviços digitais em Alagoas

Paulo Dantas participa de reunião com agência nacional de telecomunicações do Uruguai

Governador Paulo Dantas e equipe vão trazer experiência exitosa em educação para o Estado de Alagoas

 

O governador Paulo Dantas conheceu nesta quinta-feira (20) o modelo aplicado pelo governo do Uruguai que tornou o país referência mundial em transformação digital. Em reunião com representantes da Administração Nacional de Telecomunicações – ANTEL, ele apresentou o programa Alagoas Mais Digital, iniciativa pela qual o Estado deseja avançar na implantação de sistemas digitais de ofertas de serviços, bem como facilitar o acesso da população à informação, garantindo a segurança dos dados dos cidadãos.

A iniciativa busca avançar na consolidação dos certificados digitais integrados ao Gov.BR. Na prática, o alagoano terá uma identidade digital, com o mesmo reconhecimento do documento em cédula, mas com mais camadas de segurança, com validação de senhas e leitura biométrica”.

“Estamos aqui porque acreditamos que o Uruguai tem muito a nos oferecer nessa área de transformação digital. Estamos com o Alagoas Mais Digital que tem justamente esses objetivos: melhorarmos o nosso nível de governança; a nossa segurança digital; o nosso serviço em todas as áreas da saúde e da educação e viemos tratar justamente disso”, afirmou o governador.

“O BID tem nos dado um apoio extraordinário com sua equipe qualificada e também como aporte de recursos que vai fazer acreditando no trabalho sério que o governo de Alagoas vem fazendo ao longo desses anos. A partir dessas iniciativas que estamos fazendo, buscando o que tem de melhor no mundo, tenho certeza que nós vamos conseguir levar esses serviços para a população”, destacou o governador.

AVANÇOS

Hoje com o Gov.br, sistema nacional, o Governo de Alagoas espera estar alinhado e poder elevar um número relevante de alagoanos para o padrão ouro, garantindo mais segurança e mais serviços para o cidadão. O desafio é respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na oportunidade, o governador também acompanhou um debate sobre a segurança digital e proteção de dados dos cidadãos alagoanos, inclusive com a instalação de um data center e conexão de fibra ótica.
Também participam da Missão Uruguai a primeira-dama Marina Dantas, as secretárias Luiza Barreiros (Gabinete Civil), Renata Santos (Fazenda), Samya Suruagy (PGE) e os secretários Gabriel Albino (Planejamento), Vitor Pereira (Governo), Silvio Bulhões (Tecnologia), o secretário executivo Wendel Palhares (Comunicação), o diretor-presidente do ITEC, Christiano Mendonça, além do procurador do Estado Luiz Vale. Pelo Legislativo, o presidente Marcelo Victor e o deputado estadual Ronaldo Medeiros. Parte dos custos da viagem internacional será paga pelo BID.

TAGS:

Deixe o seu comentário