13/05/2021 10h53

Unicafes consegue apoio da AMA para reforçar vendas aos municípios

A entidade vai convocar os municípios a aumentar suas compras da agricultura familiar através de campanha e a formação de grupo de trabalho objetivo

Presidente da AMA, Hugo Wanderley, em reunião com representantes da Unicafes

A Federação Unicafes Alagoas conseguiu o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para o fortalecimento das compras dos itens da agricultura através do Kit Alimentação Escolar. As cooperativas solicitaram, em audiência  com o presidente e prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley, na última terça-feira,11,maior cumprimento da Lei nº 11.974 que determina a compra mínima de 30% de  agricultores locais.

Atualmente, segundo o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, as vendas para a gestão pública têm sido o maior mercado da agricultura. “O apoio da AMA será fundamental para termos os municípios como nossos parceiros nesse momento em que falta alternativas para o escoamento da produção devido ao desaceleramento das políticas públicas e a suspensão das aulas”, relatou.

A AMA vai convocar os municípios a aumentar suas compras da agricultura familiar através de campanha e a formação de grupo de trabalho objetivo.  “Vamos examinar a situação em cada município e preparar uma articulação direta com os prefeitos e prefeitas para que essa política pública engrene de vez em Alagoas. A AMA é parceira da agricultura e das cooperativas, agentes tão importantes para a ampliação do emprego e renda”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

 Demandas
O presidente da Federação Unicafes , Antonino Cardozo, também apresentou o programa Alimenta Alagoas. A iniciativa visa a  formalização das cadeias produtivas  e propõe melhorias na arrecadação e incentivo ao consumo de produtos da agricultura.

“O Alimenta Alagoas prevê a inclusão produtiva de 1100 agricultores, além da produção e distribuição de dois milhões de quilos de comida, sendo dez tonelada pra cada município com o trabalho de dezoito cooperativas”, ressaltou Cardozo.

Além do fomento à agricultura familiar, também foi debatida a criação de um programa de cooperativismo de crédito tendo em vista o movimento de saída dos bancos dos municípios.

“A ideia é instituir polos de crédito rural, junto a CRESOL, ASCOOB e COCREAL, para que os cooperados  e agricultores possam acessar o crédito e fazer suas transações bancárias. Hoje o processo  de desbancarização é uma realidade em diversas regiões do País. E a expectativa é que 1100 contas sejam ativadas só no atendimento no atendimento à agricultores, podendo estender a outros públicos”, revelou Antonino.

TAGS:

Deixe o seu comentário