01/05/2020 0h06

Nova Central de Triagem no Benedito Bentes abre em 10 dias, afirma secretário

Unidade de Urgência vai facilitar acesso da população da parte alta de Maceió aos serviços

Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Ayres, fala sobre a nova central na parte alta da capital

Durante coletiva de imprensa no início da noite desta quinta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que a Central de Triagem do bairro Benedito Bentes, o mais populoso de Maceió, será inaugurada nas próximas duas semanas. Alagoas tem, hoje, 1.045 casos confirmados de Covid-19, espalhados em 41 cidades, e 47 óbitos pela doença.

A ideia, de acordo com Ayres, é o que o Governo ofereça novas vias de atendimento à população de todo o estado e não deixe ninguém que apresente sintomas da Covid-19 sem assistência. A primeira Central de Triagem – a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais, instalada no Ginásio do Sesi, no Trapiche – já registrou, desde o início do funcionamento, 3.678 atendimentos.

“Nós estamos tomando algumas medidas para ampliar o serviço, inclusive, abrindo outras portas para o primeiro atendimento do paciente com sintomas de Covid-19. Estamos criando outras unidades aqui em Maceió, como a Central do Benedito Bentes, que vamos começar a estruturar semana que vem e que deve ficar pronta até 10 de maio. Iremos também fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, para que possamos ter várias portas de entrada para os pacientes que estejam com sintomas semelhantes aos de Covid-19”, declarou.

O secretário comentou a marca de mais de mil óbitos em Alagoas pela pandemia de coronavírus: “Eu tinha a perspectiva de que chegássemos a mil casos na sexta-feira [amanhã], mas antecipamos isso. Os números têm crescido bastante em Alagoas e, discutindo alguns dados com os técnicos, observamos que nas últimas cinco quartas-feiras o crescimento foi exponencial. Tínhamos um pouco mais de cem casos no começo de abril e agora já passamos de mil. É um crescimento muito grande e preocupante. Hoje tivemos também o primeiro óbito na região do Sertão. A sociedade precisa refletir e cumprir as medidas de isolamento social”.

Novos 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão entregues nesta sexta-feira (01), para somar-se aos 130 que já estão prontos na rede pública e contratualizada, recebendo pessoas com suspeita ou confirmação da doença. “Amanhã, como eu já tinha prometido, teremos mais 30 leitos de UTI distribuídos entre Maceió e Arapiraca para reforçar essa estrutura, mas nada disso será suficiente se a população continuar descumprindo o isolamento social e se a gente tiver uma contaminação em massa e uma superlotação, ao mesmo tempo, de leitos de UTI”, afirmou Ayres.

TAGS:

Deixe o seu comentário