03/03/2020 15h08

Laboratório Popu.lab proporciona imersão de universitários no setor público

Iniciativa de políticas públicas voltado para a academia desmistificou práticas relativas ao funcionamento do Estado

Encontros tiveram o intuito de aproximar estudantes do processo de desenvolvimento da gestão pública

Já pensou em passar um dia conhecendo, a fundo, o funcionamento da gestão pública? Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) desenvolveu o Popu.lab, um laboratório de políticas públicas inteiramente voltado para a população. Realizada em 2 e 3 de março, a ação acontece na Escola de Governo de Alagoas, no Centro, em Maceió, e contou com estudantes de diversas universidades do estado.

Mediados pela Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da pasta, os encontros tiveram o objetivo de desmistificar o processo de desenvolvimento de políticas públicas no âmbito do Executivo, bem como as demais atividades relacionadas à gestão pública como um todo.

“A ideia do Popu.lab é justamente trazer a população para cada vez mais perto do processo de tomada de decisão que é feito na máquina pública. Esse primeiro contato com os estudantes foi essencial para que pudéssemos apresentar as oportunidades profissionais dentro da área e mostrar conhecimentos que vão além dos que são transmitidos sobre o setor na universidade. Teremos outros encontros pela frente e o intuito é fortalecer ainda mais a relação com a academia, que precisa ter esse diálogo constante com o Estado”, explicou o superintendente da Suplan, Israel Oliveira.

Por meio da ação, os universitários puderam conhecer, entre outras coisas, um pouco mais sobre o dia a dia do setor público, sobre a elaboração do Orçamento e sobre a questão fiscal. Além disso, puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante os dois dias de imersão.

“Sou estagiário da Secretaria de Desenvolvimento de Arapiraca e busco sempre ampliar meus aprendizados teóricos e práticos sobre como as ideias fluem na área do planejamento e gestão. O Popu.lab é uma maneira que eu achei de me aproximar desse convívio. Os palestrantes são muito capacitados e a experiência dos gestores agrega muito. Saímos com a firmeza de que o setor público alagoano pode ser sim referência quando o assunto é gestão pública”, afirmou o estudante de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas, Ariel Félix.

A expectativa é que mais edições do Popu.lab aconteçam ao longo do ano.

TAGS:

Deixe o seu comentário