27/08/2019 12h12

Obra do Hospital Metropolitano avança e vai disponibilizar 180 leitos à população

Já é possível conhecer como está ficando a nova estrutura do hospital

Operário trabalha na obra da parte interna do Hospital Metropolitando

O Hospital Metropolitano, que está sendo construído pelo Governo de Alagoas no Tabuleiro do Martins, em Maceió, vai criar 180 novos leitos para atender toda a parte alta da capital e municípios vizinhos. Fizemos um passeio pelo prédio e vamos mostrar, agora, como será cada andar e quais os serviços ofertados na ala.

Hoje, mais de 400 pessoas trabalham na obra, localizada na Avenida Menino Marcelo. A previsão é que o hospital seja inaugurado no primeiro semestre do próximo ano. Com investimento de R$ 80 milhões do Estado, a nova unidade de saúde terá 16 blocos, com uma área construída de 13.904,19 m2 em um terreno de 54.840,22 m2.

 

Bloco A

O bloco A terá cinco pisos, onde vai funcionar toda a assistência voltada à população, como a parte de urgência e emergência, diagnóstico, atendimentos eletivos e agência transfusional. Também haverá duas torres com seis elevadores, sendo quatro para os pacientes, dois para visitantes e funcionários e um que dará acessibilidade ao paciente que chega por meio de helicóptero. O local onde o helicóptero vai pousar facilitará a transferência de pacientes em estado grave, evitando que eles sejam transportados em ambulâncias, por exemplo.

No primeiro pavimento do bloco A, funcionará toda a parte de tratamento, ou seja, as salas de cirurgia e de partos cirúrgicos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulta, pediátrica e cardíaca, as Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e as farmácias.

No segundo pavimento será disponibilizado o serviço de hemoterapia e a Central de Material Esterilizado. “Também será um andar semitécnico para acomodação das máquinas do sistema de climatização”, destacou a arquiteta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vânia Maria da Rocha, coautora do projeto do Hospital Metropolitano.

Construção do mais novo hospital do Estado de Alagoas, na Via Expressa

Já no terceiro pavimento do bloco A funcionará a internação cardíaca e pediátrica. O quarto piso será ocupado pela clínica médica adulta, tanto masculina quanto feminina, bem como pelos quartos de isolamento.

No quinto pavimento funcionará a casa de máquinas, reservatório superior e o heliponto.

Bloco B

O bloco B será ocupado pelo serviço de nutrição e dietética, vestiários centrais, farmácia, refeitório dos funcionários do hospital e lactário, assim como a nutrição enteral.

Blocos C e D

No bloco C ficará toda a parte administrativa e no D o serviço de resíduos hospitalares.

Blocos E, F, G e H

Já no E vai funcionar a guarita e o acesso aos serviços, como, por exemplo, a chegada de gás e abastecimento de água, remédios, insumos, entre outros. No bloco F estarão a oficina e a garagem para consertos em gerais.

Blocos I, J e L

A cantina, exclusiva aos profissionais do hospital, irá funcionar no bloco I. No bloco J, ficará o pórtico de entrada para o acesso principal do hospital e, no L, vai funcionar a praça de alimentação, onde terá oito boxes.

Blocos M, N e O

A Central de Gases Medicinais irá ocupar todo o bloco M, enquanto no N, estará em funcionamento a Central de Vácuo Clínico. Por fim, no bloco O, será instalado o Serviço de Geração de Energia Regular e Alternativa, composto por quatro geradores e reservatórios inferiores de água potável. O Hospital Metropolitano também contará com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e duas adutoras.

Distribuição dos leitos – Ao todo, serão 180 leitos de internação, distribuídos em clínicas médicas e cirúrgicas para adultos, internações cardíacas, pediátricos cirúrgicos e clínicas médico pediátricas. Além disso, a unidade hospitalar também contará com leitos de isolamento e com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de observação e urgência que terá o indicativo de cores de classificação vermelha, amarela e verde, com o objetivo de garantir o atendimento prioritário aos pacientes que correm risco de morte.

“Todos os blocos já estão em construção e alguns se encontram em fase de acabamento. O estacionamento terá capacidade para 491 veículos e a parte externa, que conta com urbanização, calçadas, vias e estacionamento, ainda será iniciada”, disse a arquiteta da Sesau, Vânia da Rocha.

TAGS:

Deixe o seu comentário