03/10/2017 12h57

ONU divulgará no mundo experiência exitosa de mobilidade e inclusão social nas grotas de Maceió

Programa Vida Nova nas Grotas já chegou a 26 comunidades e a meta é alcançar 40

Governador Renan Filho, representantes da ONU, secretários de Estado e comunidade participaram da inauguração do escritório da ONU em Maceió

O governador Renan Filho inaugurou, nesta segunda-feira (2), o escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em Maceió, o primeiro do organismo no Nordeste brasileiro, que ficará responsável pela condução das ações do programa Vida Nova nas Grotas.

O programa, uma parceria do Governo de Alagoas e do ONU-Habitat, está configurado como uma plataforma de ações que congrega todas as secretarias de Estado na promoção de acessibilidade, desenvolvimento econômico e social nas grotas da capital alagoana, aprofundando as atividades executadas desde 2016 pelo antigo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

As ações já são executadas em 26 comunidades e a meta é chegar a 40 ainda em 2017. Em 2018, outras 36 grotas serão contempladas, alcançando as 76 comunidades de Maceió.

De acordo com a oficial nacional do ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti, uma das características que mais chamou a atenção do organismo em Maceió é a ‘invisibilidade’ dessas comunidades, o que apontou a necessidade de medidas específicas para garantir sua inclusão como parte da cidade.

“Em Maceió, as grotas estão um nível abaixo. Elas são muito invisíveis na cidade. Acredito que um das principais missões do projeto é trazer o tema do direito à cidade e da visibilidade dessa população que mora nas grotas, porque você é capaz de andar em uma rua, estar a cinco metros de uma grota e você não perceber. No Rio de Janeiro, por exemplo, os assentamentos informais estão nas montanhas. Então, você vê todos os dias, todas as horas, em todos os bairros. Aqui em Maceió, um fio condutor do nosso programa com o Governo do Estado é exatamente dar voz e visibilidade para essas comunidades”, explicou.

TAGS:

Deixe o seu comentário