07/12/2016 10h27

ONU conhece e aprova Pequenas Obras Grandes Mudanças na capital alagoana

Programa melhora as condições de vida das famílias que moram nas regiões de grota de Maceió

Representante da ONU-Habitat, Elkyn Velasquez conhece o Programa do Governo do Estado

Agência Alagoas

Encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos, facilitando o intercâmbio global de informação sobre moradia e desenvolvimento sustentável, a ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), chegou a Alagoas, chancelando o programa Pequenas Obras Grandes Mudanças.

Com a presença do diretor regional para América Latina e Caribe da ONU Habitat, Elkin Velasquez, durante a inauguração das melhorias na Grota do Iraci, localizada no Complexo Habitacional Benedito Bentes II, a organização reconheceu, nesta terça-feira (6), as benesses levadas pelo programa que reconstrói as grotas na capital alagoana, garantindo mobilidade urbana e social à população que reside nas localidades.

Elkyn Velasquez falou sobre a importância da ONU Habitat chegar em Alagoas. Ele entende que é uma experiência muito importante em toda a região ocupada por grotas, sobretudo no mundo a respeito dos processos de recuperação de comunidades com sérias dificuldades de mobilidade e desenvolvimento social.

Velasquez relembrou que a organização também trabalhou no Rio de Janeiro, no programa Rio Mais Social, acompanhando a prefeitura nos processos nas favelas do Rio, ressaltando o trabalho realizado na Argentina e em Medelín – que é muito bem conhecida pela recuperação de bairros informais da América Central.

“Vim acompanhar tecnicamente essa experiência e esse processo que vocês estão, se entendi bem, começando este ano. Acho que é muito importante, porque sem se inspirar nas experiências dos outros e conhecer o que funcionou bem, o que não funcionou, isso vai ter como implicação a maior eficiência no investimento dos recursos”, explicou o representante da ONU Habitat.

Velasquez garantiu a satisfação da ONU Habitat com o governador Renan Filho, que pensou na organização para esse acompanhamento técnico. Ele frisou que a meta é atingir, em média, 250 mil pessoas com o projeto, garantindo que é um trabalho de conotação social, que tem a ver com a proposta da ONU.

“[O programa] Tem uma conotação social porque o princípio do trabalho é que para ter sustentabilidade no processo de intervenção dos bairros e na cidade, no processo de desenvolvimento urbano precisa ter a comunidade ao seu lado. Precisa trabalhar todo o tempo com a comunidade. Não adianta só trabalhar em questão de infraestrutura, precisa também de trabalho comunitário e acho que é isso o que pode acontecer aqui”, finalizou o enviado da ONU.

ONU Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) se estabeleceu em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos, que aconteceu em Vancouver, Canadá, em 1976.

A organização é a encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos dentro do sistema das Nações Unidas, facilitando o intercâmbio global de informação sobre moradia e desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos, além de colaborar em países com políticas e assessoria técnica para enfrentar o número crescente de desafios enfrentados por cidades de todos os tamanhos.

TAGS:

Deixe o seu comentário