31/08/2016 13h26

Governo mobiliza gestores em defesa da infância

Encontro debateu os pontos de convergência entre os órgãos de governo voltados para a melhoria dos índices sociais de Alagoas

Primeira-dama Renata Calheiros apresenta o projeto de melhoria dos indicadores sociais do Estado

Agência Alagoas

Gestores da administração direta e indireta do Executivo estadual participaram, na terça-feira, 30, da reunião temática “Convergência para o Desenvolvimento Social”, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e pelo Gabinete Civil de Governo.

O encontro debateu os pontos de convergência entre os órgãos de governo voltados para a melhoria dos índices sociais de Alagoas, com foco principal na ampliação da rede de proteção à primeira infância. O secretário-chefe do Gabinete Civil falou aos secretários e gestores sobre a importância da união de todos os setores nesse sentido.

“Uma das prioridades do governador Renan Filho é garantir a formação de alagoanos com plenas capacidades cognitivas, aptos para o futuro, a fim de cooperar para o engrandecimento do Estado”, disse Fábio Farias.

As apresentações técnicas foram conduzidas pelo secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e pela primeira-dama Renata Calheiros, coordenadora do Comitê Estratégico do projeto-piloto da Primeira Infância, em Murici, do qual também fazem parte Pinaud, e os secretários de Estado da Saúde, Rozângela Wyszomirska, e Educação, Luciano Barbosa.

“O tema da primeira infância não é novo, mas é retomado atualmente com a aprovação do Marco Legal. Aqui em Alagoas não existia um programa específico para estas crianças, por isso começamos um trabalho desafiador e inovador que envolve três secretarias de Estado. Nesse sentido, queremos juntos investir na primeira infância porque a ciência mostra que esse é o momento certo de fazermos investimentos, os quais não envolvem altos custos, pelo contrário, exige muito mais cuidado, vínculo, estímulos sensoriais e relações humanas”, afirmou a primeira-dama.

De acordo com os dados apresentados pelo secretário do Desenvolvimento Social, o investimento na primeira infância gera resultados a médio e longo prazos, como a redução dos índices de violência, de evasão escolar e nos gastos públicos com a saúde.

“Na primeiríssima infância, o cérebro da criança atinge uma velocidade de até mil conexões neurais por segundo. Em nenhum outro momento da vida essa velocidade será igualada. Todas as competências são definidas nessa fase da vida. Essa é uma janela única na vida, quando é essencial que exista uma nutrição adequada, estímulos sensoriais constantes e o afeto como consolidador desse desenvolvimento pleno”, disse Antônio Pinaud.

 

 

TAGS:

Deixe o seu comentário