05/08/2015 11h26

Estado vai autorizar obras de ampliação do sistema de abastecimento de água Pratagy

Projeto está orçado em R$ 16.282.081,16 e tem previsão para ser concluído em aproximadamente 12 meses.

Sistema Pratagy será ampliado

Renata Bertolino/Agência Alagoas

O governador Renan Filho e a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, assinam nesta quinta-feira (6) a ordem de serviço para o início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Maceió, conhecido como Sistema Pratagy.

Com recursos provenientes do Ministério das Cidades – por meio do PAC 2 -, o projeto está orçado em R$ 16.282.081,16 e tem previsão para ser concluído em aproximadamente 12 meses.

A ampliação do Sistema Pratagy deve aumentar, significativamente, o abastecimento da região do Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, melhorar a qualidade da água oferecida à população, além de contribuir com redução do custo operacional.

Outro fator importante da obra deve-se a provável diminuição do uso de poços (cacimbas), hábito comum às comunidades da periferia que não têm acesso à água. O que poucos não sabem é que construir poços pode trazer riscos para saúde das pessoas, que consomem a água muitas vezes contaminada, devido à proximidade de fossas sépticas e sumidouros.

De acordo com a secretária Aparecida Machado, é necessário sair na frente e investir em obras de abastecimento de água para evitar um colapso no abastecimento da capital, situação que se tornou uma constante em algumas regiões metropolitanas do país.

“Todos nós sabemos da realidade enfrentada em várias cidades no Brasil, e da importância de se ter água todos os dias em nossas torneiras. Essa obra não apenas possibilitará a solução desse problema, como também, trará uma água de melhor qualidade para a população. Assim como esgotamento sanitário, água de qualidade representa ganho significativo em saúde”, destacou a secretária.

A obra terá aproximadamente 10.600 metros de adutoras e sub-adutoras, uma estação elevatória, com reserva total de 2.300 metros cúbicos. A solenidade de assinatura da ordem de serviço acontece nesta quinta-feira, 6, às 10h, na Avenida Alice Caroline, Village Campestre II – após a empresa de água mineral Itagy).

Deixe o seu comentário