29/04/2015 11h45

Portaria do Detran proporciona mais respeito aos ciclistas alagoanos

Diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, destaca as novas medidas que vão favorecer o ciclista   Deraldo Francisco/Agência Alagoas Uma portaria assinada pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia, vai proporcionar, no futuro, mais respeito aos ciclistas. A partir de 1º de maio, por força da Portaria de Número 632, haverá [...]

Diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, destaca as novas medidas que vão favorecer o ciclista

 

Deraldo Francisco/Agência Alagoas

Uma portaria assinada pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia, vai proporcionar, no futuro, mais respeito aos ciclistas. A partir de 1º de maio, por força da Portaria de Número 632, haverá mudanças nos testes teóricos e práticos para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na parte teórica, os Centros Formadores de Condutores (CFCs) terão que reforçar os ensinamentos sobre o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece como medidas para proteger a integridade física dos ciclistas. Uma dessas medidas é a distância regulamentar lateral de um metro e meio (1m50), nos momentos de passagem ou ultrapassagem, prevista no Artigo 201 do CTB.

Na parte prática, serão colocados cinco manequins montados em bicicletas estáticas em determinados trechos do circuito e os instrutores têm a missão de observar o cumprimento do CTB no que se refere ao respeito aos ciclistas.

“Há a necessidade do prazo de sessenta dias para que seja feita uma ação educativa de orientação aos futuros motoristas. A partir desse período, será para valer e o candidato que não observar o respeito ao ciclista, representado pelo manequim e pela bicicleta, perderá pontos no somatório dos testes”, disse Antônio Gouveia.

A novidade foi revelada num encontro ocorrido durante grande encontro no auditório do Detran, na Avenida Menino Marcelo, na Cidade Universitária.

Participaram do encontro, além de coordenadores do Detran/AL, autoridades de órgãos do trânsito como Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Rodoviária Federal e do Conselho Estadual de Trânsito (CEtran). O Poder Judiciário esteve representado no encontro pelo juiz Odilon Marques Luz, da 14ª Vara de Crimes de Trânsito.

 

Dezenas de representantes de movimentos organizados em defesa dos ciclistas e do trânsito feito por bicicletas compareceram ao encontro.

Adeilson Gomes, presidente da Federação Alagoana de Bicicross, destacou a iniciativa do Detran/AL e disse que, embora muito pequena ainda, a ideia já representa uma grande preocupação com o respeito aos ciclistas.

TAGS:

Deixe o seu comentário